Foto: World Taekwondo
O Brasil voltou a ouvir seu hino no pódio do taekwondo mundial. Nesta sexta-feira (24), em Wuxi, na China, Maria Clara Pacheco conquistou o título na categoria até 57 kg, encerrando um jejum de duas décadas sem ouro para o país na competição. A última campeã havia sido Natália Falavigna, em 2005.
Líder do ranking mundial, Maria Clara chegou ao torneio como uma das favoritas — e confirmou a expectativa. Ela estreou vencendo Leonor Correia, de Portugal, por 2 a 0. Em seguida, superou Laura Rodríguez Marquina, da Espanha, por 2 a 1, e garantiu vaga nas semifinais ao derrotar Faith Dillon, dos Estados Unidos, por 5 a 0.
Na semifinal, a brasileira enfrentou um dos maiores desafios da carreira: a chinesa Luo Zongshi, campeã mundial vigente. Maria Clara venceu por 4 a 0 e assegurou a vaga na grande final. No duelo decisivo, superou a sul-coreana Yu-Jin Kim por 2 a 0, garantindo a medalha de ouro e o segundo título mundial do taekwondo brasileiro.
Aos 22 anos, a atleta celebra um feito que recoloca o país entre as potências da modalidade. Fora dos tatames, a conquista também foi motivo de orgulho para Natália Falavigna, primeira campeã mundial e única medalhista olímpica brasileira no esporte até hoje — bronze nos Jogos de Pequim, em 2008. Falavigna elogiou a nova campeã e destacou o avanço da modalidade no país.
MARIA CLARA É CAMPEÃ MUNDIAL! 🥋🥇🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) October 24, 2025
Depois de 20 anos, o Brasil volta ao topo do mundo no Taekwondo com Maria Clara Pacheco, que encerra uma temporada perfeita com dois títulos de Grand Prix e ouro na Universíade.
A número 1 do ranking agora é também a melhor do mundo! 🌍💚💛… pic.twitter.com/HF7IO4a2kS
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642