Esporte

FC Cascavel é punido com a perda de 15 pontos e é eliminado da Taça FPF 2025

Serpente ficou com -8 pontos no grupo A, mas ainda tem possibilidade de classificação


O julgamento do FC Cascavel durou pouco mais de uma hora. Estava claro que seria difícil reverter um cenário de punição, ainda mais porque na semana passada o Grêmio Maringá perdeu pontos e foi eliminado da Terceira Divisão por uma falha semelhante. O representante da Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), que pediu a punição do FC Cascavel, disse que punir o clube por uma escalação irregular era um ato pedagógico e mostra que a justiça desportiva está vigilante.

O advogado do Nacional, clube interessado no julgamento, contrariou e reiterou que o FC Cascavel colocou em cheque a credibilidade e a transparência da Taça FPF porque não leu o regulamento.

O goleiro Felipe Léo, que jogou contra o Batel e foi relacionado contra Nacional e Athletico, não poderia aparecer na súmula do jogo porque não tinha vínculo mínimo de 90 dias com o FC Cascavel. O advogado do FC Cascavel, Eduardo Vargas, disse que a falha foi sim do sistema e não do clube. Segundo ele o sistema (gestão web) deveria bloquear jogadores sem condição de jogo, como outro fazem, mas isso não aconteceu.

Nixon Fiori, outro advogado do FC Cascavel, afirmou que esse caso não pode ser comparado ao do Grêmio Maringá, porque o goleiro Felipe Léo caso o atleta tinha condição de jogo. Ele pediu que, caso a comissão entendesse pela irregularidade, que fosse levado em consideração apenas a partida que ele jogou, contra o Batel.

Relator do caso, o Auditor do TJD-PR, José Leandro Scandelari, acolheu a denúncia do Departamento de Competições da Federação Paranaense de Futebol e ainda pediu uma multa de 300 reais ao clube.

Por 4 votos a 1 a decisão do TJD-PR foi mesmo de punir o FC Cascavel.

O FC Cascavel está eliminado da Taça FPF porque perdeu 15 pontos (três pontos para cada partida, mais seis pontos conquistados nestes jogos). Com sete pontos conquistados na primeira fase da competição, o time cascavelense, com essa punição, termina em quinto na chave com -8 pontos. Logo após o julgamento o clube se pronunciou e disse que "vai recorrer da decisão. O clube solicitará a auditoria de todas as súmulas relacionadas à competição", pedido que foi exposto pelo advogado no julgamento.

Ainda de acordo como FC Cascavel, falta o julgamento da equipe do Batel, referente ao grave episódio de racismo, que poderá resultar na exclusão da equipe de Guarapuava da competição, o que, mesmo com a exclusão pela perda dos pontos, manteria o Cascavel na disputa. Portanto, o Futebol Clube Cascavel buscará todos os recursos cabíveis para assegurar sua permanência na competição". Com a decisão do TJD-PR as quartas de final da Taça FPF tem o confronto, por hora, definidos: Athletico x Coritiba, Rio Branco x Batel, Azuriz x Nacional e Cianorte x Foz do Iguaçu. O recurso do FC Cascavel deve paralisar o campeonato.


Deivid Souza / Hora do Esporte

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte