Esporte

Projeto Social "Talentos em Ação" faz a alegra de muitas crianças na cidade de Nova Aurora

Cooperativa Copacol tem parceira com os municípios para os projetos com crianças e adolescentes


O esporte e a cultura são poderosas ferramentas de transformação social. Aqui estão em jogo a saúde física e mental, disciplina, respeito, trabalho em equipe e autoestima. Valores que nunca são derrotados.

Em 2015 a Cooperativa Copacol decidiu desenvolver em parceria com os municípios, ações sociais para crianças e adolescentes onde ela está inserida. Sucesso absoluto. Começou pela região oeste, se expandiu para o sudoeste do Paraná e hoje já são 20 cidades contempladas com recursos que auxiliam na compra de materiais para a promoção de diversas modalidades.

Na cidade de Nova Aurora, dentro do projeto "Talentos em Ação", o futsal é a modalidade com o maior número de crianças atendidas, em sete categorias diferentes, do sub-5 ao sub-17, mas também tem futebol, voleibol, dança e ginástica. Em 2025 o projeto celebra uma década de existência e com quase 21 mil crianças e adolescentes atendidos, tem muito o que comemorar. O munícipio precisa apresentar o projeto à cooperativa, que é analisado por uma comissão especializada e se aprovado, como contrapartida, fica responsável pela contratação dos profissionais para atender as crianças.

A iniciativa tem se destacado pelo impacto positivo na comunidade. No meio da garotada encontramos a Rarina. Ela corre, marca, orienta, passa a bola, chuta, se apresenta no treino, igual o projeto se apresentou para a vida dela. A menina de 11 anos começou a frequentar as aulas em 2025 e o treino é sagrado para ela.

O envolvimento das famílias é fundamental para a execução dos projetos assim. Em Nova Aurora a Geiza faz questão de trazer o filho nos treinos sempre que ela pode. O Arthur também é daqueles que não falta em uma aula. Desde 2019 ele está envolvido na iniciativa.

Em Jesuítas, cidade que fica a 25 quilômetros de Nova Aurora mais de três mil crianças já participaram do projeto social que desenvolve 11 atividades desde 2015. Uma delas é a Capoeira, Arte e Raça. Para essa turminha do "Culturarte" é muito mais que lazer, é uma expressão cultural.

As aulas são verdadeiros refúgios seguros onde elas aprendem valores essenciais que constroem pontes para o futuro. A capoeira também ensina a lidar com vitórias e derrotas, cria vínculos de pertencimento. Estimula a criatividade, porque não, e as músicas valorizam a cultura brasileira.

Keila é mãe do Abner e toda vez que ela chega para deixar o filho é como se estivesse deixando a criança de 9 anos com a própria família. E para o Abner a Capoeira é ainda mais importante.

Investir em esporte e cultura é investir em cidadania. Fortalecem a comunidade e a inclusão ajuda a construir uma sociedade mais justa.

Mais do que projetos sociais, são projetos de vida. É aqui no tatame, ou aqui na quadra, que nascem sonhos — e, com eles, um futuro mais humano e mais cheio de possibilidades. Moldando pessoas para um futuro mais consciente.





Deivid Souza / Hora do Esporte

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte