Rafael Suzuki coroou campanha bastante forte ao longo de todo o fim de semana de oitava etapa da temporada 2025 da Stock Car Pro Series e venceu a corrida principal realizada em uma escaldante tarde de domingo (5) em Mogi Guaçu, no interior paulista. Pole position, o piloto da TMG Racing liderou praticamente de ponta a ponta, mas foi muito pressionado pelo tricampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) nas voltas finais antes de voltar a triunfar na principal categoria do automobilismo brasileiro. Os dois primeiros neste domingo correm com Chevrolet Tracker.
Vindo de um fim de semana intenso em que se alternou entre a Stock Car e o TCR South America Banco no Velocitta — categoria pela qual venceu pela manhã —, Nelson Piquet Jr. voltou ao pódio ao terminar a prova em terceiro com o Mitsubishi Eclipse Cross a Scuderia Bandeiras Sports.
Foi a quarta vitória de Suzuki na Stock Car. A última havia sido na etapa de abertura da temporada passada, em março de 2024, em Goiânia. O triunfo desta tarde em Mogi Guaçu foi especial, já que Rafael anunciou que será pai em breve.
A prova deste domingo teve muitos outros destaques. Felipe Massa cruzou a linha de chegada em quarto lugar, garantindo um fim de semana dos mais bem-sucedidos para a TMG Racing. A equipe liderada por Thiago Meneghel marcou a pole position e venceu as três corridas de etapa válida pela Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, e na Stock Car foi pole e triunfou com Suzuki, que também faturou o Troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador do fim de semana (112 tentos).
Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro) marcou dois top-5 no fim de semana e terminou neste domingo na quinta posição, logo à frente de Átila Abreu (Scuderia Bandeiras). Vencedor no último sábado, Arthur Leist (Crown Racing) garantiu pontos preciosos para o campeonato com o sétimo lugar, seguido pelo companheiro de equipe Julio Campos. Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) concluiu o dia em nono lugar, enquanto João Paulo de Oliveira assegurou um décimo lugar com sabor de vitória depois de sua equipe, a Full Time Gazoo Racing, varar a madrugada trabalhando para reconstruir seu Toyota Corolla Cross para encarar a disputa final da rodada dupla no Velocitta.
Antes da largada, os pilotos do grid atual da Stock Car, além do CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, e Tathiana Faria, gerente de ESG da Vibra Energia, participaram de uma importante ação de apoio ao movimento contra a exploração sexual infantil. Neste momento, todos levantaram a bandeira trazendo o endereço do site e do número de telefone para realizar denúncias a respeito: violenciasexualzero.com.br e Disque 100.
Da pole à vitória - Com Rafael Suzuki na posição de honra do grid, a prova principal da oitava etapa do campeonato teve largada sob forte calor e temperatura ambiente na casa dos 32ºC em Mogi Guaçu. O safety-car foi acionado logo no início em razão de incidente que envolveu Zezinho Muggiati, que ficou fora da disputa.
Logo depois da relargada, a Stock Car estreou de forma oficial o DRS, o sistema de asa móvel que é uma das muitas novidades que chegaram com a introdução da nova geração de carros SUVs. O dispositivo, acionado no Velocitta na reta dos boxes, trouxe nova alternativa aos pilotos em termos de ultrapassagens. Segundo o regulamento, os competidores têm de estar a menos de 1s do concorrente à frente para acionar o DRS.
Suzuki sustentou a liderança da corrida com ritmo forte e seguidas voltas mais rápidas ao longo da corrida. O paulista de 38 anos tinha Piquet Jr. em segundo e Casagrande em terceiro antes da janela de pit-stops obrigatórios.
Além do top-3, a prova teve outros bons destaques e foi repleta de duelos. Um deles envolveu dois dos maiores nomes do automobilismo brasileiro: Rubens Barrichello e Felipe Massa. Os dois ainda disputaram posição com Átila Abreu, também na parte de cima ao longo da prova.
Suzuki voltou à liderança depois das paradas para troca de pneus e tinha Casagrande logo atrás, em segundo. Átila subiu para terceiro depois de ter conseguido superar Piquet Jr. depois do pit-stop. Mas Nelsinho recuperou a posição com bela manobra de ultrapassagem em cima do companheiro de equipe e patrão na Scuderia Bandeiras
Na sequência de uma empolgante batalha envolvendo cinco pilotos — Bruno Baptista, Lucas Foresti, Denis Navarro, Ricardo Zonta e Cacá Bueno —, a corrida principal teve voltas de tirar o fôlego. Isso porque Casagrande colou em Suzuki e elevou a emoção nas voltas finais.
O tricampeão tentou tudo para chegar na frente, mas Suzuki se defendeu bem e impôs seu ritmo para voltar a vencer na Stock Car depois de mais de um ano e meio, coroando uma campanha soberana da TMG Racing no desfecho da jornada dupla no Velocitta.
Abre aspas — O vencedor do domingo e maior pontuador da etapa comemorou a vitória em meio a outra comemoração: Suzuki anunciou que será pai pela primeira vez. "Estamos sempre lá, brigando, entre os cinco, entre os dez, mas faltava aquela vitória. Muito feliz pela equipe. Mais de um ano desde a última, e aquele carro amarelo não saía do meu retrovisor [risos]. Não é à toa que o Casagrande é tricampeão", elogiou Rafael.
Por sua vez, o tricampeão comemorou a sequência de bons resultados e enfatizou a importância deste pódio, o seu primeiro nesta nova geração de carros SUVs. "Temos de parabenizar toda nossa equipe pelo trabalho. Tudo o que enfrentamos serviu para nos ensinar algo. E agora estamos colhendo os frutos de tanto trabalho, tanta análise e tantas evoluções que tivemos. É um pódio que tem de ser muito comemorado por mim, por eles, que trabalham incansavelmente. Muito feliz e muito satisfeito por todo o nosso desempenho no fim de semana", disse Casagrande.
"Agora vamos seguir nessa pegada, e tomara que possamos ser figura constante no pódio para voltar a brigar pelo título. Nossa meta é estar lá na final com chances matemáticas, reais, e ver o que precisa fazer para agarrar a quarta taça. Mas vamos comemorar muito porque esse pódio aqui é muito valioso", acrescentou.
Vindo de vitória horas antes no TCR South America Banco e no TCR Brasil Banco, Nelsinho comemorou, enfim, o término de mais uma maratona na temporada com saldo bastante positivo. "Foi um dia cansativo! Mas nada seria possível tendo duas equipes tão boas. Nosso carro estava quase perfeito hoje. Só posso agradecer a todos. Foi um dia maravilhoso. Quase deu duas vitórias, mas ainda teremos algumas dobradinhas de TCR e Stock. Agora preciso dar uma descansada", declarou o piloto da Scuderia Bandeiras.
Fraga mantém liderança - Depois de 15 corridas disputadas em 2025, a temporada permanece com Felipe Fraga no topo da tabela. 12º colocado em uma prova bastante aguerrida, o mais jovem vencedor e campeão da Stock Car chegou neste fim de semana a um total de 637 pontos e aumentou a margem para o segundo colocado, o companheiro de Eurofarma RC Gaetano Di Mauro, que soma 583. Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) conserva o terceiro lugar com 520 tentos, enquanto Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) tem 488.
Suzuki deu um grande salto no campeonato e, com os 112 pontos registrados no fim de semana subiu para quinto lugar, com 466 no total, cinco a mais que o outro vencedor da oitava etapa no Velocitta, Arthur Leist (Crown Racing). Thiago Camilo (Ipiranga Racing) está em sétimo, com 458 tentos, à frente agora de um ascendente Gabriel Casagrande, que tem 439 pontos computados. Piquet Jr. está em nono, com 435, e Felipe Baptista é o décimo, com 404.
Agora o campeonato começa a avançar para sua reta final e terá como próximo destino Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul e conhecida também como ‘Cidade Morena’, que voltará a receber a categoria depois de seis anos. A nona etapa da temporada 2025 da Stock Car será disputada dentro de três semanas, entre 24 e 26 de outubro, no Autódromo Orlando Moura.
Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 8, Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu (SP)
Corrida principal, domingo, resultado final
1º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 33 voltas em 52min06s458
2º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 0s579
3º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 11s736
4º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 18s751
5º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 20s477
6º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 23s287
7º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 24s010
8º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 32s794
9º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 36s360
10º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 36s713
11º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 37s408
12º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 38s847
13º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 44s368
14º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 46s067
15º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 47s969
16º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 48s589
17º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 49s113
18º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 49s641
19º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 50s974
20º - Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), a 57s153
21º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), a 1min00s675
22º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 1min05s245
23º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min31s501
24º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 3 voltas
25º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 7 voltas
26º - Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), a 8 voltas
Não completaram
Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross)
Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross)
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross)
Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross)
Classificação do campeonato após oito etapas*
1º Felipe Fraga, 637 pontos
2º Gaetano Di Mauro, 583
3º Guilherme Salas, 520
4º Enzo Elias 488
5º Rafael Suzuki, 466
6º Arthur Leist, 461
7º Thiago Camilo, 458
8º Gabriel Casagrande, 439
9º Nelson Piquet Jr., 435
10º Felipe Baptista, 404
11º Cesar Ramos, 399
12º Julio Campos, 358
13º Daniel Serra, 353
14º João Paulo de Oliveira, 352
15º Rubens Barrichello, 350
16º Gianluca Petecof, 349
17º Átila Abreu, 336
18º Allam Khodair, 317
19º Lucas Foresti, 310
20º Felipe Massa, 295
21º Ricardo Maurício, 265
22º Bruno Baptista, 253
23º Cacá Bueno, 249
24º Denis Navarro, 242
25º Ricardo Zonta, 239
26º Arthur Gama, 222
27º Zezinho Muggiati, 185
28º Lucas Kohl, 163
29º Helio Castroneves, 158
30º Vicente Orige, 135
31º Rafael Reis, 101
32º Antonella Bassani, 25
*Pontuação extraoficial
Stock Car Pro Series, calendário da temporada 2025
9ª etapa: 26 de outubro, Campo Grande (MS)
10ª etapa: 16 de novembro, local a definir
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF)
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642