Assim ficou o Ginásio Geraldo José de Almeida, popularmente conhecido como Ginásio do Ibirapuera durante a abertura do 32º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos. Muita gente mesmo, mas nem todos estavam ali, porque o total foi de cerca de 3 mil lutadores. Todos de alto nível e querendo o título da competição nacional. O troféu das disputas por equipes. As medalhas para as lutas e apresentações individuais. Quem não queria um desse ou uma dessa? O Paraná, Estado que tem se tornado cada vez mais uma referência nesse esporte, foi representado por 145 karatecas, quase 40 só de Cascavel.
O Campeonato Brasileiro representou a diversidade e riqueza do Karatê do Brasil nas disputas do Kata e do Kumite. Mostramos na semana passada a preparação dos 10 atletas do Clube Comercial de Cascavel. E o resultado foi satisfatório. No Kata equipes, Isis Baldin, Letícia Mafissoni Muffato e Mariana Rotava fizeram uma belíssima apresentação. Na fase de classificação elas tiveram o melhor desempenho de todas as participantes e avançaram para a final em primeiro. Na final, mais uma vez elas foram muito bem avaliadas pela arbitragem, mostrando que sincronia e força nos movimentos, executando a sequência com muita técnica, fruto da união entre as lutadoras, que treinaram muito para esse campeonato. Depois foi só esperar o resultado final. E claro que teve momento de muita expectativa pelos resultados das adversárias. E na somatória das notas da classificação e da final elas permaneceram em primeiro, conquistando a medalha de ouro no Kata por equipes. Quando o sistema de som anunciou o resultado, a emoção tomou conta.
Olha só elas no topo do pódio, recebendo o troféu e as medalhas. E tinha mais. Estreando no Campeonato Brasileiro, Letícia ainda foi medalha de bronze no Kata individual depois dessa apresentação expressiva simulando um combate contra adversária imaginária. Performance que exige não só domínio técnico, mas também muita concentração. Sendo assim, ela conquistou a medalha de bronze. Nada mal para uma estreia. Isís, que apesar da pouca idade já tem mais experiência com essas competições fortíssimas, também trouxe mais medalhas para casa. Ela foi campeão do Kata individual, encantando os árbitros com uma coordenação incrível. E também foi medalha de bronze na modalidade Kumite.
O Clube Comercial de Cascavel ainda teve mais duas medalhas: Giulianno Pereira foi bronze no Kata e Isabella Baldin, irmã da Isís, foi bronze no Kumite.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642