Foto: Celso Dias
Muitas emoções na noite desta quarta-feira (3) pela Série Ouro do Campeonato Paranaense. Rodada cheia, com todos os oito jogos da última rodada da primeira fase sendo realizados simultaneamente.
Na disputa pelo G-4 o Cascavel Futsal recebeu o Ampére no Ginásio da Neva. A Serpente precisava vencer o rival e torcer por um tropeço do Foz Cataratas. A Cobra fez a parte dela e derrotou o time do sudoeste por 4 a 2. O próprio Ampére, que terminou em 12º, será o rival do Cascavel na próxima fase. O primeiro jogo no sudoeste e o segundo em Cascavel. As datas ainda serão definidas pela FPFS.
Dudu fez 1 a 0 Cascavel no primeiro tempo após belo passe de Carlão. Na segunda etapa, Russo aumentou para 2 a 0 após o passe de Vitinho. O próprio Vitinho tratou de deixar a marcar dele, após girar sobre a marcação e bater forte: 3 a 0. O Ampére descontou com Jhonny Kevin chutando forte e contando com um desvio no meio do caminho. O Vitinho do Ampére também deixou o dele, após receber com liberdade e finalizar no canto. Só que Zequinha voltou a dar tranquilidade quando recuperou a bola e mandou com o gol vazio, fechando a conta em 4 a 2.
No entanto, o Foz Cataratas, que só dependia dele para se classificar entre os quatro melhores, não deixou a oportunidade escapar e venceu o Mariópolis por 6 a 3 mesmo jogando fora de casa.
Danilo abriu o placar para o Mariópolis. Vitinho empatou logo depois em uma jogada individual. Geovani recebeu o passe na cobrança de falta e virou para o Azulão. Na etapa final o goleiro Bruno tentou o lançamento, mas o goleiro do Mariópolis aceitou e o Foz fez 3 a 1. Logo depois Coca para para Fael, que anotou o quarto dos visitantes. No lance seguinte Ronald descontou para 4 a 2, mas o Foz Cataratas respondeu rápido e Willly fez o quinto do time iguaçuense. Jef, o goleiro do Mariópolis voltou a descontar para 5 a 3. Mas, em cobrança rápida de lateral e Léo chutou firme para fazer 6 a 3 Foz.
Pato Futsal e Umuarama fizeram o principal jogo da rodada. Dois times de Liga Nacional brigando pela liderança. O Umuarama entrou em quadra com dois pontos de vantagem para o Pato, 33 a 31, e jogava pelo empate. Só que Renan Fogaça, após falta ensaiada, fez 1 a 0 para os mandantes no primeiro tempo. Foi o único gol da partida e o Pato avança em primeiro, na liderança.
Ainda o sudoeste, o Marreco enfrentou o Itaipulândia em Francisco Beltrão. Os visitantes largaram na frente. Após cobrança de escanteio, Zola acertou um chutaço no canto. No final da etapa inicial Pebinha tocou de calcanhar na bola e marcou um bonito gol para empatar. Schwartz virou no comecinho do segundo tempo para os beltronenses. O Itaipulândia evitou a derrota com esse gol de Zola aproveitando uma bola rebatida pelo goleiro a três minutos do fim.
O Campo Mourão jogou em Peabiru e não fez valer o mando de quadra sobre o Manoel Ribas. Renan anotou o primeiro para o Carneirão. Samuel ainda aumentou para 2 a 0 com um lindo toque de letra. Alisson descontou antes do intervalo. E o empate veio ainda no primeiro tempo. Luquinha deixou tudo igual: 2 a 2 placar final.
Em Guarapuava o CAD enfrentou a ABF Beltrão em confronto direto para escalar do quadrangular do rebaixamento. Kelvin fez o primeiro dos donos da casa. No segundo período, o artilheiro do campeonato fez mais um. Kevin bateu rasteiro e aumentou para 2 a 0. Logo depois, rápido contra-ataque do Guarapuava, saindo das mãos do goleiro e terminando no gol de Alisson: 3 a 0.
No Ginásio Alcides Pan o confronto foi entre Esporte Futuro e São Miguel. Dois times da região Oeste. O Porco inaugurou o placar no primeiro tempo com Leozinho. Nos segundos finais Feijao rabiscou para cima da marcação e balançou a rede em chuto cruzado. Depois da pausa para o intervalo, o Esporte Futuro deslanchou. O terceiro foi uma aula de jogada ensaiada. Renatinho mandou no ângulo e fez um lindo gol. E teve mais. O Porco mordeu a saída de bola do Amarelinho e Lukinha bateu colocado para fazer 4 a 0. E para passar a régua, Feijão mandou da própria área com o gol vazio e sacramentou a goleada por 5 a 0.
Em São João o Operário recebeu o Chopinzinho. Jogo de muitos gols. Boa jogada trabalhada da Acel e Ceará, na segunda trave, completou para o gol. Os visitante aumentaram quando Emerson viu a fuga de Kadu pela ala, que só tirou do goleiro. Na segunda parte do jogo o Operário empatou com dois gols em um curto intervalo de tempo. O primeiro foi de Caíque após cobrança de escanteio. E o segundo foi de Biel após descida rápida para o ataque. O capitão Emerson voltou a colocar o Chopinzinho em vantagem com esse gol de falta. Em jogada bem armada com o linha-gol em quadra, Eri marcou para o Operário: 3 a 3. Reação imediata dos visitantes. Ceará tocou para González fazer 4 a 3 Acel e assim terminou o duelo.
Os quatro melhores da primeira fase avançam direto para as quartas de final: Pato, Umuarama, Foz Cataratas e Marreco, nessa ordem. Do 5º ao 12º lugares, os times terão que disputar uma espécie de oitavas de final: Cascavel, Campo Mourão, Esporte Futuro, Itaipulândia, Chopinzinho, Guarapuava, Manoel Ribas e Ampére. Os quatro últimos colocados, São Miguel, ABF Beltrão, Operário e Mariópolis vão jogar o quadrangular do rebaixamento. Apenas o melhor time desse torneio, com jogos de ida e volta, permanece na elite no ano que vem.
Confira os resultados dos jogos da última rodada da Série Ouro:
Esporte Futuro x São Miguel Futsal
Pato 1 x 0 Umuarama
Cascavel 4 x 2 Ampére
Campo Mourão 2 x 2 Manoel Ribas
Guarapuava 3 x 0 ABF Beltrão
Mariópolis 3 x 6 Foz Cataratas
Marreco 2 x 2 Itaipulândia
Operário 3 x 4 Chopinzinho
Veja os confrontos da 2ª fase (oitavas de final):
Cascavel* x Ampére
Campo Mourão* x Manoel Ribas
Esporte Futuro* x Guarapuava
Itaipulândia* x Chopinzinho
*times que fazem o jogo da volta em casa
Classificação da 1ª fase da Série Ouro 2025:
1º Pato - 34
2º Umuarama - 33
3º Foz Cataratas - 32
4º Marreco - 31
5º Cascavel - 30
6º Campo Mourão - 27
7º Esporte Futuro - 20
8º Itaipulândia- 20
9º Chopinzinho- 20
10° Guarapuava - 17
11º Manoel Ribas - 16
12º Ampére - 15
13º São Miguel - 13
14º ABF - 13
15º Operário - 8
16º Mariópolis 2
Deivid Souza/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642