O desempenho do Cascavel Futsal na primeira fase do Campeonato Paranaense da Série Ouro tem aproveitamento de 64%. São oito vitórias, três empates e três derrotas. A serpente está na quinta colocação com 27 pontos. À sua frente estão: Umuarama (33), Pato Futsal (31), Marreco (30) e Foz Cataratas (29).
Nesta última rodada, realizada na noite desta quarta-feira, a matemática mantém o Tricolor com chances de terminar no G-4, mas a teoria e a prática são bem diferentes, no entendimento do próprio elenco, que enfrente o Ampére às 20h no Ginásio da Neva. No entanto, ainda há esperança. O único time que o Cascavel pode alcançar é o Azulão da Fronteira. Para simplificar as contas, em caso de vitória da Serpente sobre o Ampére o ideal seria que o Foz perdesse para o Mariópolis fora de casa. Assim, o Cascavel somaria 30 pontos e o time iguaçuense permaneceria com 29.O Foz Cataratas só precisa de um empate no sudoeste para terminar no G-4, porque mesmo que o Cascavel vencesse, levaria vantagem no critério de desempate, o confronto direto. Na 2ª rodada o Azulão fez 5 a 2 no Cascavel.
Importante agora trazer o Marreco para esse assunto. Neste cenário de Cascavel e Foz com 30 pontos, caso o time de Francisco Beltrão perca para Itaipulândia, em casam nesta última rodada, também permaneceria com 30 pontos. Sendo assim o primeiro critério de desempate não seria mais o confronto direto. Não existe confronto direto com três equipes empatadas. O segundo critério então seria o "Gol Average", divisão dos gols marcados pelos gols sofridos de cada clube, classificando em melhor colocação a equipe que obtiver o maior quociente. Neste caso teria que aguardar o fim da rodada para fazer as contas, mas seria difícil derrubar o Marreco, que já marcou 45 gols e sofreu apenas 15. Hoje, nesse critério, Cascavel é melhor que o Foz.
Não é nada fácil, mas ainda é possível. E o Tricolor só chega para a última rodada nesta condição porque não teve bons resultados contra os adversários que estão á sua frente. Além da derrota para o Foz por 5 a 2 na 2ª rodada, só empatou com o Pato em 3 a 3 na 11ª rodada, empatou em 0 a 0 com o Marreco na 12ª rodada e perdeu em casa para o Umuarama por 3 a 2 na 13ª rodada. Uma vitória contra qualquer um dos quatro rivais, deixaria o Cascavel na condição de depender só dele para se classificar diretamente para as quartas de final.
Para o duelo com o Ampére, o Cascavel terá somente o desfalque de Lucão. Ele ainda cumpre suspensão da expulsão contra o Esporte Futuro.
Com passagens pelo futsal brasileiro e internacional, o fixo Bob já defendeu clubes como Santo André e São José, além de atuar no Bastia (França) e no SkyUp (Ucrânia). Como estava no exterior, Bob chega para a sequência da Liga Nacional de Futsal e do Campeonato Paranaense Série Ouro. Caso a documentação esteja pronta, Bob pode até ser relacionado para o jogo desta quarta-feira.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642