Dezesseis anos e muitos sonhos pela frente. Um dele, o de representar a Seleção Brasileira já é realidade. Ana é a primeira cascavelenses a conquistar uma vaga para o time verde e amarelo. Ela está se preparando para a disputas do Pan-Americano que vai acontecer no fim deste mês, 25 a 28 de setembro, em Caraguatatuba, litoral paulista. Um projeto de vida que começou há quase cinco anos.
Para chegar ao objetivo de ser chamada pela equipe nacional a dedicação ao esporte precisa ser intensa, enquanto divide o tempo com os estudos. Ela é aluna do Colégio FAG, que também comemora a convocação. Depois de ser chamada para a Seleção Brasileira a rotina segue a mesma, com uma responsabilidade ainda maior.
Quem acompanha o dia a dia da Ana não se surpreende com o desempenho dela no Beach Tênis profissional, trajetória que já dura dois anos. Vinícius é um dos treinadores e está muito confiante sobre a participação dela no Pan-Americano.
Ana Guaita participou de torneios nacionais em 2025, sendo campeão da etapa do BT50, em Londrina. Mesmo com apenas 16 anos ela é a número 153 no ranking mundial adulto da Federação Internacional de Beach Tennis (ITF).
Frequentemente Ana treina sob olhares atentos de uma fã. A avó. Nelci fala da neta com muito orgulha. Ela é uma das principais incentivadoras da Ana, mas de vez em quando orienta também.
Mas a Nelci é daquelas avós bem presentes e se pudesse etária com a Ana em todos os lugares.
O carinho é recíproco. Ana reconhece que o apoio da família é fundamental, ainda mais em uma casa onde muita gente também joga, inclusive a avó.
O Pan-Americano deve atrais mais de 300 atletas de 18 países. Ana fará dupla com Natalia Buonincoutro, na categoria duplas 16 anos feminino. O Beach Tênis é uma modalidade que desenvolveu muito rápido no Brasil e não para de crescer. Ter em Cascavel uma das promessas do país é gratificante para a cidade. E pela entrega da Ana vem mais coisa boa por aí, com dona Nelci sempre presente e na torcida em São Paulo.
Deivid Souza / Hora do Esporte