O público compareceu em peso ao evento da Moto1000 GP em Cascavel. Muita gente mesmo. Nas arquibancadas, ao redor do Autódromo Zilmar Beux. Coisa linda de se ver. Foi assim no sábado e também no domingo. O espaço esportivo ficou pequeno. Olha só com foi o motopasseio pelo circuito. Atraiu muitos motociclistas. Foram sete corridas concretizadas e uma que começou, mas que não terminou, por segurança.
Na Motul 300V Cup, sábado, válida pela 4ª etapa do campeonato, Santiago Vogel, piloto da Formula Matias, venceu a prova depois de largar na pole. Em segundo ficou Vitor Hugo, seguido de Gustavo Viana, em terceiro. No domingo, pela 5ª etapa, teve vitória em família no domingo. Vitor Hugo na principal e seu pai, Vladimir Correa, pela categoria Master, subiram ao lugar mais alto do pódio na quinta etapa do Brasileiro de Motovelocidade. Victor Hugo, que largou em segundo, aproveitou que na volta 13, o argentino Santiago Vogel perdeu o traçado na curva do Bacião, e saiu da pista, para ficar sozinho na liderança. No fim da prova Santiago Vogel foi segundo e em 3º chegou Bruno Ribeiro.
A prova válida pela quarta etapa na categoria GP600, no sábado, Kevin Fontainha e Humberto Maier fizeram uma corrida bem acirrada. Desde a largada, os dois protagonizaram uma disputa eletrizante em que cada metro do circuito. Roda a roda. No final, melhor para Kevin Fontainha, que venceu por apenas meio segundo de diferença para Humberto Maier. Pedro Valiente, fechou o pódio. No domingo teve mais emoção. Assim como na corrida do sábado, a prova foi marcada pelo equilíbrio e por disputas intensas em praticamente todas as posições do grid. No fim, um duelo direto pela liderança entre dois companheiros da mesma equipe chamou a atenção. Kevin Fontainha era líder, mas muito pressionado por Humberto Maier, o Turquinho. Eis que na antiga reta de chegada, teve um toque entre os dois e Turquinho sofreu uma queda, por pouco não levou o companheiro junto. Incidente sem gravidade e Fontainha venceu a segunda dele no mesmo fim de semana. No pódio, Ricieri Luvizotto terminou em segundo lugar seguido pelo argentino Emiliano Lancioni.
Turquinho logo chegou na área de boxe e mostrou a marca do acidente. Um ralado na perna que vai incomodar um pouco nos próximos dias, mas vai sarar, tranquilo. Ele e Kevin falaram do toque entre os dois. Eles agora se preparam para mais uma etapa do Mundial de Superbike na França.
Na Divisão Master, da GP 600, Jonas McDonalds levou a melhor e subiu ao lugar mais alto do pódio. Na 600 light quem triunfou em Cascavel foi Roan Della Rosa.
Agora vamos falar da categoria Daytona 660 Cup, monomarca das motocicletas Triumph. Foi a primeira vez da categoria na pista cascavelense, já que a estreia foi na segunda etapa de 2025, em Curvelo (MG). Na prova de sábado um "piscar de olhos" separou o vencedor do terceiro colocado. A última volta foi de tirar o fôlego. Pedro Balla tentou até o fim lutar pela vitória, mas o resultado se decidiu em detalhes. Melhor para Cauã Rodrigues, que recebeu a quadriculada por apenas 85 milésimos à frente de João Fascineli, e 128 milésimos à frente de Pedro Balla, o terceiro. Foi a primeira vitória de Cauã Rodrigues na Daytona 660 Cup. Se no sábado foi bom. Domingo foi demais. Foi de perder o fôlego quando cinco pilotos contornaram a última curva para entrar na reta final. O vencedor só foi conhecido pelo registro da cronometragem. Melhor para Cauã Rodrigues, de novo, que ficou apenas um milésimo de segundo à frente de João Fascineli. Isso mesmo, um milésimo. Outro Cauã, o Buzo, completou o pódio em terceiro lugar.
Categoria principal: GP 1000 na tela. A corrida de sábado marcou a estreia de Eric Granado, piloto que participa do mundial de MotoE, e da Honda. A prova valeu pela quarta etapa do MOTO1000GP. E ele chegou chegando, literalmente. Eric Granado, da Honda Racing, venceu com autoridade seguido por Felipe Macan, e Mauro Passarino, que chegou em terceiro. A prova abriu ainda mais o apetite dos fãs, para a corrida de domingo (31). No entanto, ela não foi até o fim. As disputas estavam boas e Eric Granado liderava, mas a moto Julio Fortunato estourou o moto e esparramou óleo na pista. Então foi um festival de saídas entre a saída do bacião e entrada do "S" de Saul. Bandeira vermelha. Prova interrompida. Quem viu de fora se assustou.
Na área de boxe os pilotos ficaram aguardando a definição da direção de prova. Depois de muito tempo, a tentativa de solucionar o problema do óleo não teve êxito. Prova cancelada.
A preocupação maior foi com Eric Granado, que ainda se recupera de uma cirurgia na perna depois de sofrer um acidente em Le Mans, na França. Na abertura do mundial Granado perdeu o controle da moto e acabou indo ao chão. Ao tentar se levantar, veio o segundo impacto: a moto de Raffaele Fusco, que corria logo atrás, atropelou o brasileiro na saída da curva. Mas, tudo bem com ele, que conversou com nossa equipe depois.
Como a corrida não chegou a 60% de conclusão, ela não será computada no campeonato. Apesar do incidente, considerado até normal pelas equipes, a avaliação da passagem do Moto1000 GP em Cascavel foi considerada positiva.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642