Ainda com chances de terminar em segundo no Grupo A7 da Série D, o Futebol Clube Cascavel garante o direito de jogar a partida de volta do mata-mata em casa se isso acontecer. Mas, antes de pensar na vice-liderança, a prioridade é a classificação. As chances são grandes e por isso já vale também ficar de olho nos prováveis rivais da Serpente.
De acordo com o regulamento, os confrontos classificados da chave do Cascavel serão com clubes que vão avançar no Grupo A8. Inclusive, na outra chave os quatro times já estão garantidos com uma rodada de antecedência: Barra-SC, São José-RS, Joinville-SC e Marcílio Dias-SC. Guarany de Bagé-RS, Brasil de Pelotas-RS, São Luiz-RS e Azuriz-PR não tem mais chances matemáticas.
A classificação está assim: Barra com 26 pontos, São José com 25 pontos, Joinville com 21 pontos e Marcílio Dias com 20 pontos. A briga pela liderança é entre Barra e São José. Joinville e Marcílio Dias vão definir quem fica em terceiro e quem passa em quarto na tabela. Do jeito que está, o rival do FC Cascavel nesse momento é o Barra-SC. Ano passado estas duas equipes estiveram na mesma chave e se enfrentaram duas vezes: no turno o Aurinegro e no returno perdeu em casa por 3 a 0, na 12ª rodada.
No fim das contas nenhum se classificou. A Serpente acabou em último com 15 pontos e o Barra foi penúltimo, com 16 pontos. Mas, voltando à matemática do Grupo A8, na última rodada, domingo (27) às 16h, o eliminador Azuriz encara o também eliminado São Luiz. O Joinville enfrenta fora de casa o Guarany de Bagé, já sem chance. O time catarinense precisa vencer para ficar em terceiro sem depender de resultado. Se perder, torce por um tropeço do Marcílio Dias, que joga contra o São José no Rio Grande do Sul. O clube gaúcho pode terminar em primeiro, mas tem que vencer o confronto com o Marcílio Dias e torcer para que o Barra não vença o eliminado Brasil de Pelotas em casa. A conta não é tão complicada assim, e se dentro de campo ela funcionar bem, provavelmente o Barra seja mesmo o primeiro colocado. É o clube com melhor ataque, empatado com o São José, ambos têm 20 gols, o de melhor defesa (nove sofridos) e de melhor aproveitamento (66%). Mas, já dizem os matemáticos e especialistas, o futebol não é de exatas.
Como joga no sábado (26), de qualquer maneira o Cascavel vai ter que esperar mais um dia para conhecer o rival da próxima fase, se tudo der certo, e esperar mais um dia para saber qual problema terá que resolver depois.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642