Esporte

Regional de Marcas e Pilotos garantiu emoção e velocidade no Autódromo de Cascavel

Campeonato ficou fora do calendário de eventos de Cascavel por alguns anos


Imagem de Capa

Portal Catve.com

Carros alinhados no grid para largada da primeira bateria e de repente um dilúvio. 

O verdadeiro temporal, com muita água e ventos fortes obrigou os pilotos a recolherem o carro novamente para o boxe. Mesmo depois que o chuvão foi embora a programação atrasou quase duas horas porque faltou energia em uma parte do autódromo e também porque com tanta água a pista ficou sem condições de ter uma corrida. 

O bom é que deu tempo de conhecer boas histórias nos boxes. Um Hyabusa, moto de moto, protótipo de um carro inglês, construído pelo brasileiro José Cordova. Impossível ele não chamar atenção. 

O Marquinhos ganhou a Cascavel de Ouro em 1982 e teve a sorte grande de andar com o protótipo pela primeira vez no autódromo Zilmar Beux, traçado que ele conhece bem. 

Zé Córdova, o idealizador, no final do evento conversou com a nossa reportagem sobre o hyabusa. 

História boa sempre tem autonomia quando a paixão passa de pai para filho. Nesse caso, olhando melhor, sem o capacete, é filha né. Mika tem só 19 anos e esse ano migrou do kart para o carro de turismo. É uma promessa bem interessante do automobilismo.

A Mika é filha do Karl, que já tem uma estrada bem pavimentada no automobilismo e agora se orgulha de poder andar no mesmo evento que a sucessora da família. 

Bom tê-los no Regional de Marcas e Pilotos de Cascavel, etapa 1. Das quatro baterias, seriam duas a tarde e duas à noite, mas a luz do dia só teve uma prova, por conta do atraso provado pela chuva. 

A primeira bateria ficou terminou com Gil em 1º na classe 1, único inscrito, carro de Edson e Lorenzo Massaro em 1º, Odair Santos em 2º, Cido Morais em 3º na classe 2. José Córdova e Marcos Ramos em 1º com hyabusa, Marcos Ramos e José Cordova em 2º, que também se revezaram em um Aldee, e Fabiano Ribeiro em 3º na Força Livre, e Mika na categoria Ligth, única inscrita. 

Na segunda bateria, já com a iluminação do autódromo acesa, a prova teve bons pegas e disputas por posições. Até em categorias diferentes, quando Fabiano Ribeiro foi forçar uma ultrapassagem na saída do "S" e fez o carro de Mika rodar. Ela ainda conseguiu voltar para a prova. E teve mais uma enroscada, agora com o carro de número 3, da dupla Tiago Klein e Rafa Deitos e o celta de número 96, de Karpininski e Cesar Valandro Xuxa Karliniski. Coisas normais de uma prova e segue o fluxo. 

A bateria terminou com o hyabusa em primeiro no geral, Edson e Lorenzo Massaro na frente na classe 2, agora com Matheus Rossoni em segundo e Cido Morais em terceiro. 

A terceira bateria também foi uma prova bem tranquila. Sem incidentes da largada até o fim, com os carros saindo da posição que chegaram na prova anterior, conforme prevê o regulamento. 

Novamente o Hyabusa chegou na frente no geral, com o Aldee em segundo, sem chances de os demais brigarem com os dois carros, que logicamente e naturalmente são muito mais rápidos. Na classe 2 Edson e Lorenzo Massaro repetiram o feito e chegaram mais uma vez em primeiro, Thiago Klein e Rafa Deitos, em segundo e Matheus Rossoni em terceiro. Na última bateria do dia, a largada foi tranquila, sem intercorrências um a um os carros foram passando. Mas, fosse nessa prova que pela primeira e única vez foi preciso o safety-car na pista para um resgate. E quando parecia que tudo terminaria sem mais problemas, o motor do carro de Edson e Lorenzo estourou e esparramou óleo na pista. A resposta da direção de prova foi imediata, corrida encerrada com bandeira vermelha. A novidade foi a vitória de Thiago Klein e Rafa Deitos na classe 2, Odair Santos em segundo e Matheus Rossoni em terceiro. Hora do pódio geral. Na Força Livre, José Córdova e Marcos Ramos no lugar mais alto e com troféu de campeão. 

Na Classe 2, Lorenzo Massaro e Edson Massaro em primeiro, pai e filho comemorando as primeiras vitórias juntos, Thiago Klein e Rafa Deitos, estreando na categoria, correndo pela primeira vez de carro, em segundo, e Matheus Rossoni em terceiro. 

Na ligth o paizão Karl foi entregar o troféu para a filha Mika, que só melhorou seu desempenho prova após prova em Cascavel. A primeira etapa do Regional de Marcas e Pilotos superou a expectativa e já fica agora o pensamento para a segunda etapa.

Confira mais detalhes no vídeo:

JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte