Rua Ubaldino do Amaral, 37.
Este é um dos endereços mais tradicionais da capital de todos os paranaenses.
Cravado no Alto da Glória e no coração de todos os torcedores do Coritiba, neste dia 20 de novembro de 2012, o Estádio Major Antônio Couto Pereira completa 80 anos.
Fundado em 20 de novembro de 1932, o Couto Pereira conta atualmente com 37.182 lugares em sua capacidade total.
Seu recorde de público aconteceu em 5 de agosto de 1980 na visita do Papa João Paulo II com 80.000 pessoas.
História
O Coritiba ainda não tinha sua casa e mandava seus jogos no Jóquei Clube Paranaense.
Em 1915, os sócios do clube se reuniram e fizeram um empréstimo no valor de 5 mil contos de réis, transformados em quinhentas ações de sociedade.
O Parque da Graciosa, de propriedade da família de Arthur Iwersen, seria o local escolhido para a primeira casa Coxa no Juvevê, onde permaneceria de 25 de junho de 1917 até 15 de maio de 1927, quando o contrato foi rescindido.
A história da Casa Coxa-Branca começou em 20 de novembro de 1932, quando era inaugurado o Estádio Belfort Duarte, com recursos próprios e de seus sócios, empréstimos pagos com o suor do trabalho e a dedicação dos alviverdes.
Construído em alvenaria e madeira, sem colunas ou pilastras para atrapalhar a visão dos torcedores. Além do campo de jogo, ainda contava com duas quadras de tênis e mais tarde uma quadra de basquete.
O Verdão manda seus jogos no Belfort Duarte até 1956, quando o presidente Aryon Cornelsen anuncia reformas no estádio, devido ao crescimento da torcida Coxa na última década.
Aryon promove várias ações para arrecadar verbas para a construção do novo estádio.
Entre elas, o Bolo Esportivo, uma espécie de Loteria, onde outros clubes também lançaram e fracassaram, só sobrevivendo o do Coritiba.
O dinheiro proveniente do Bolo Esportivo era muito bom e o projeto foi se tornando realidade.
Arquibancadas de cimento foram construídas ao redor do campo de jogo e em 12 de outubro de 1958 era inaugurada a primeira parte da obra.
Em 1963,Aryon Cornelsen deixa o clube.
O Coritiba atravessa uma crise e deixa de ganhar títulos.
Surge Evangelino da Costa Neves e assume a presidência do Cori.
A obra iniciada por Aryon não foi concluída.
Os recursos desapareceram.
Evangelino estava preocupado com a situação alviverde. Mas Aryon Cornelsen aparece novamente com uma nova ideia para arrecadar fundos.
Em 1977, com as obras já concluídas, Evangelino etrega o Estádio ao torcedor Coxa e altera o nome de Belfort Duarte para Major Antônio Couto Pereira, em homenagem ao homem que deu o pontapé inicial para que esse monumento pudesse existir.
Redação Catve.tv
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642