As artes marciais têm como principal diferença em comparação com as lutas, o fato dos praticantes - principalmente os de origem oriental - considerarem que os conteúdos têm a orientação em uma filosofia de vida.
Deste conceito na sua concepção, elas se transformaram em esportes e muitas delas em esportes olímpicos como o boxe, a luta livre, o judô, a luta Greco-romana e o taekwondo ou te-kuan-dô, conforme seu nome no idioma coreano de origem.
Em Cascavel, os atletas estão iniciando a formação cada vez mais cedo e nas escolas, é possível ver crianças a partir dos quatro anos de idade praticando a modalidade.
Muitas dessas crianças, receberam inicialmente o taekwondo como uma atividade de contraturno escolar, mas acabaram se apaixonando e por meio dela alimentam o sonho olímpico.
A formação de um lutador de taekwondo não é fácil e demanda anos de treinamento e dedicação. Algumas crianças dão duro desde cedo e com sete a oito anos, já insistem em treinar também com os adultos.
E os esforços vão sendo recompensados no decorrer deste trabalho. Na Associação Cascavelense de Taekwondo (ACT), dois atletas participam de um programa do Governo do Estado e já começar a receber uma ajuda de custo em dinheiro para isso.
As artes marciais são acompanhadas de um conjunto de valores considerados virtuosos e o ensino é permeado por moralidade e religiosidade bastante intensas. Alguns estudiosos consideram as artes marciais como uma forma de aperfeiçoamento da personalidade do praticante.
Os pais que inicialmente tinham adotado o takewondo como uma atividade de contraturno escolar, agora a consideram também como um contraturno em casa.
Mas não são somente eles que consideram o esporte como importante para a formação de bons cidadãos. Os pequeninos também mesclam o sonho olímpico com a consciência da moralidade e da disciplina.
Redação catve.tv / Cascavel
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642