Esporte

Hora do recomeço: os dez dias a mil do cascavelense Gui Sirtoli na Turismo Nacional

A Turismo Nacional é transmitida ao vivo pelo CATVE.COM e pela MASTERTV no aplicativo CATVE LIVE


Imagem de Capa

Cascavelense acelera neste fim de semana em Interlagos pela Turismo Nacional (Duda Bairros/Vicar)

No 27 de maio de 2023 os pilotos Thiago Tambasco e Gui Sirtoli sofreram um forte acidente na etapa de Tarumã da Turismo Nacional. Apesar da força do impacto e das várias capotagens, Tambasco sofreu uma fratura no dedo indicador da mão esquerda. Gui, por sua vez, escapou ileso, somente com o susto e a vontade de recomeçar.

  

(foto: Duda Bairros/Vicar)

Ainda que a célula de sobrevivência tenha ficado intacta por conta do acidente, os danos severos no Chevrolet New Onix #65 de Sirtoli decretaram a perda total de um carro vencedor, planejado durante quase um ano: na estreia, ocorrida na etapa final da Turismo Nacional em 2022, Sirtoli venceu quatro das seis provas da TN PRO no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Neste ano, novamente na capital de Goiás, em abril, mais um triunfo, além de dois segundos lugares e um terceiro.

A história do New Onix de Gui Sirtoli terminou no muro de Tarumã, mas a motivação para começar de novo se mostrou presente logo depois que o cascavelense de 33 anos saiu do carro. O piloto propôs o Desafio 10 Dias, que tinha o objetivo de contar a história da construção do novo carro e da corrida contra o tempo até a etapa de Interlagos, neste fim de semana (9 a 11 de junho). Os trabalhos, então, se concentraram na equipe Porthack, sediada em São Bento do Sul (SC).

Desde o começo, Sirtoli e toda a equipe tinham consciência que o tempo para montar um carro partindo do zero seria muito curto, praticamente uma semana, considerando o início dos trabalhos na sede da Porthack em São Bento do Sul até a viagem para São Paulo.

No fim das contas, o período escasso inviabilizou que o novo carro ficasse pronto para Interlagos. Mas Gui estará presente e confirmado no grid da Turismo Nacional na terceira etapa do campeonato. O cascavelense vai correr com um Volkswagen Gol, preparado pela equipe e adaptado às novas regras da categoria para 2023, com a instalação de motor 2.0 e câmbio acionado por paddle-shift, enquanto a Porthack prepara um novo New Onix para a partir da etapa de Goiânia, em 20 de agosto.

Lágrimas, motivação e um novo capítulo — Gui Sirtoli sabe que momentos como o que tem vivido exigem muito do aspecto mental e impõem um desafio a mais. A abrupta mudança de planos imposta pelo acidente em Tarumã e a busca por um novo carro, no entanto, fortalecem ainda mais o paranaense na busca pelos seus sonhos.

"Não é um momento fácil, foge um pouco do nosso planejamento anual e entra um pouco nos recursos que não estavam nos planos. E entra um pouco no emocional em razão de um projeto com mais de um ano de planejamento: um carro novo, com apenas duas etapas e que poderia nos levar à conquista do título. Mas acidentes acontecem e fazem parte do nosso esporte", disse.

"Nunca imaginei a quantidade de mensagens e apoio que recebi nesses últimos dias. Isso levanta meu psicológico e nos ajuda muito para querermos voltar com muito mais força e mais vontade de vencer. Nos motiva a mostrar ainda mais que somos capazes de sair de um problema desses, enfrentá-lo e resolvê-lo. Me sinto mais motivado do que nunca estive antes. Vamos com força total para voltar a lutar por vitórias e pelo campeonato", frisou Gui.

Mas a motivação em ir além, superar as dificuldades e dar a volta por cima não vem sem sofrimento, admitiu o piloto. "Chorei, sim, sozinho, mas em frente à minha equipe, família, amigos e torcedores tenho de me apresentar forte e com garra".

O fato é que, menos de duas semanas depois do acidente em Tarumã, Gui Sirtoli está pronto para recomeçar e voltar a trilhar um caminho vitorioso nas pistas. "Aqui começa um novo capítulo, de uma história que vai ser muito comprida, com momentos tristes, mas creio que teremos muito mais momentos felizes. Tenho somente que agradecer a todos: patrocinadores, família, amigos, torcida. Sem vocês, não estaria aqui", finalizou o piloto, emocionado.


A Turismo Nacional é transmitida ao vivo pelo CATVE.COM e pela MASTERTV no aplicativo CATVE LIVE, veja a programação :

Sábado, 10 de junho

10h35 - Turismo Nacional - Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)

11h00 - Turismo Nacional - Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)

13h05 - GT Series Cup - Corrida 1

15h35 - Turismo Nacional - Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)

16h00 - Turismo Nacional - Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)

Domingo, 11 de junho

09h20 - GT Series Cup - Corrida 2

11h05 - Turismo Nacional - Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)

14h05 - Turismo Nacional - Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte