Fotos: Duda Bairros/Vicar
O cascavelense Guilherme Sirtoli (New Onix #65) e Thiago Tambasco (Chevrolet New Onix #46) se envolveram em um capotamento durante a segunda etapa do Turismo Nacional 2023. A competição acontece no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, região de Porto Alegre/RS.
Acidente foi registrado pelas câmeras da Master TV, que realiza a transmissão ao vivo da prova. De três ângulos diferentes é possível ver o momento que tudo começa. O vídeo mostra três carros na reta dos boxes, à esquerda o Sirtoli, no meio de Ernani Kuhn e na direita Tambasco. O do meio tocou os dois carros e causou os capotamentos, inclusive Kuhn foi desclassificado.
As imagens, impressionantes, mostram o momento assustador. Ambos os veículos capotaram diversas vezes depois da forte batida contra a mureta da pista. O carro, amarelo, de numeração 46, chegou a parar com a traseira no chão. O azul, também deu vários voltas durante o capotamento. Câmera onboard mostrou partes do painel se desmontando devido o acidente.
O cascavelense conseguiu sair sozinho do automóvel, já Thiago Tambasco sofreu fratura em um dos dedos da mão esquerda, além de possível fratura na mão direita, e luxação, após passar pelos primeiros socorros foi encaminhado ao hospital com machucados nas mãos.
"Felizmente estamos vivos" — "Foi um acidente de corrida, sem culpa de ninguém. Estamos sujeitos a isso, mas felizmente estamos bem e vivos. Nunca tinha visto cinco carros lado a lado, ainda mais em uma pista como Tarumã. Pela imagem, você pode ver que os três carros colam um no outro, todo mundo estava muito rápido, e o piloto não consegue mais ter ação, e os veículos tomam uma direção aleatória. Mas isso prova também o quão seguros são os carros da Turismo Nacional. Saímos tontos das capotadas, o Tambasco sofreu ferimentos nas mãos, mas, pela gravidade do acidente, poderia ter sido muito pior", disse Gui Sirtoli.
Como foram as corridas — Juninho Berlanda ratificou a condição de líder do campeonato na classe "A" após vencer as quatro corridas deste sábado, ampliando a contagem na temporada para nove triunfos. O catarinense levou seu Toyota Yaris ao topo em duas provas com a pista úmida e outras duas com ventos fortes e asfalto bem mais molhado. As vitórias na "B" foram compartilhadas entre Augusto Freitas e o estreante Fernando Trennepohl.
Com a retomada da corrida 1 após a bandeira vermelha, o grande destaque foi o duelo espetacular envolvendo Berlanda e Fabrício Lançoni, que conseguiu cruzar a linha de chegada na frente, mas a direção de prova o puniu em 5s no tempo total de corrida por conta da manobra de defesa de posição nas voltas finais. A vitória ficou com Berlanda, enquanto Fabrício foi alçado de volta à segunda posição devido à desclassificação de Ernani Kuhn, punido pelo acidente que causou as capotagens de Sirtoli e Tambasco. Augusto Freitas foi o terceiro no geral e melhor colocado na B, enquanto Ewerson Dias levou na Sênior.
Berlanda dominou a segunda prova da etapa e liderou de ponta a ponta para vencer a segunda no fim de semana. Fabrício Lançoni segurou o segundo lugar quase até o término da prova, mas um pneu furado acabou com as chances de um pódio. Ernani Kuhn foi o segundo e Arthur Scherer fechou o top-3. Augusto Freitas triunfou de novo na categoria B e Ewerson Dias cruzou a linha de chegada como o melhor da Sênior.
Enquanto as primeiras provas da etapa tiveram a pista úmida, as corridas 3 e 4 foram de foram com o asfalto bem mais molhado e com muito vento. Com a ausência do pole Fabiano Cardoso, Berlanda manteve a dianteira desde o princípio e abriu caminho para vencer mais uma no campeonato. Fernando Trennepohl segurou a segunda posição e marcou, logo na etapa de estreia, sua primeira vitória na classe B. As voltas finais foram de um duelo travado por Edu de Paula e Ernani Kuhn. Ao fim de 11 voltas, De Paula superou o adversário por apenas 0s108 para finalizar em terceiro na classificação geral, e o 'rookie' Wilson Pinheiro venceu na Sênior.
A última corrida do dia começou com Berlanda e Fernando Trennepohl na frente, sustentando as lideranças das classes A e B, respectivamente. Mas o segundo lugar geral do piloto gaúcho ficou em risco com a aproximação de Ernani Kuhn nas voltas finais. A batalha entre os dois durou até o término da corrida, quando o mato-grossense conseguiu fazer a ultrapassagem e subiu para segundo, mas sem ter tempo hábil para conseguir destronar Berlanda da ponta. Trennepohl confirmou mais um triunfo na B e Wilson Pinheiro repetiu o resultado na classe dos pilotos com idade igual ou superior a 54 anos.
Turismo Nacional, temporada 2023, etapa 2, Tarumã
Corrida 1 (cinco primeiros):
Vencedor na Sênior: 10º - Ewerson Dias (B, Chevrolet New Onix), a 20s566
Corrida 2 (cinco primeiros):
Vencedor na Sênior: 10º - Ewerson Dias (B, Chevrolet New Onix), a 27s646
Corrida 3 (cinco primeiros):
Vencedor na Sênior: 10º - Wilson Pinheiro (B, Chevrolet Onix), a 29s251
Corrida 4 (cinco primeiros):
Vencedor na Sênior: 10º - Wilson Pinheiro (B, Chevrolet Onix), a 22s296
Domingo, 28 de maio
CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2023
Etapa / Data / Local
Redação Catve.com com Turismo Nacional
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642