Esporte

Bia Haddad perde para Iga Swiatek na semifinal de Roland Garros

Brasileira faz grande jogo, mas acaba caindo para a número 1 do mundo


Imagem de Capa

Reprodução/Twitter/@WTA

Foi muita luta, garra e determinação. Um nível altíssimo de tênis. Mas a brasileira Bia Haddad Maia não conseguiu vencer Iga Swiatek, número 1 do ranking mundial, na semifinal de Roland Garros. A polonesa venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 7/6.

Mesmo com o sabor amargo da derrota, a campanha foi histórica e será lembrada para sempre. Foi a primeira vez, desde Maria Esther Bueno, que uma brasileira chegou numa semifinal simples de Grand Slam. A primeira vez que um brasileiro esteve entre os quatro melhores de Roland Garros desde Guga em 2001.

E Bia vendeu caríssimo. Durante toda campanha, Iga não havia perdido oito games em um única partida. Foi a partida mais difícil do torneio para a número 1 do mundo. A polonesa joga a final no próximo sábado (10) em busca do terceiro campeonato seguido.

Com o resultado no torneio francês, Bia deve entrar no top 10 do ranking mundial. A lista atualizada será divulgada na próxima segunda-feira (12).

Além disso, Haddad Maia entrará na temporada de grama da temporada, onde ela foi muito bem no ano passado.

Primeiro set

O jogo começou com um ritmo bem alto. Logo nos dois primeiros games, duas quebras. A brasileira quebrou o saque logo na primeira tentativa. Porém, a polonesa devolveu no game seguinte.

Nos três games seguintes, as duas tenistas sacaram com mais segurança e firmeza para não perder mais pontos. Confirmaram seus serviços até o 3 a 2. Foi aí que o set começou a mudar. Swiatek aumentou a velocidade do jogo, aproveitou os erros de Bia e conseguiu mais uma quebra. Vantagem de dois games.

Com a vantagem, Iga passou a jogar mais confortavelmente. Quando teve o serviço, confirmou o saque com poucos problemas. No game para confirmar o set, conseguiu devolver todos os saques. Assim, a número 1 do mundo quebrou mais uma vez e fechou em 6 a 2.

Segundo set

O segundo set começou muito disputado. Só o primeiro game durou mais de 10 minutos. Swiatek teve problemas com o primeiro serviço e chegou a sofrer dupla falta. Mas, depois de cinco ‘duces’, a polonesa acabou confirmado o saque.

A brasileira mostrou que não ia entregar os pontos rapidamente. Logo no game seguinte, mostrou potencia nos saques e confirmou o saque. No terceiro game, a polonesa voltou a apresentar problemas com o primeiro serviço. Assim, ela passou a arriscar menos. Isso fez a brasileira crescer e quebrar o saque, assumindo a liderança por 2 a 1.

No game seguinte, a brasileira se mostrou segura e confirmou o saque. Pela primeira vez, Bia abriu vantagem no jogo.

Porém, a polonesa mostrou porque é a número 1 do mundo. Saiu do buraco e conseguiu vencer dois games seguidos, devolvendo a quebra de saque. Com o set empatado em 3 a 3, voltou a sacar pela vantagem.

Apesar da luta da brasileira, que jogou em alto nível, a polonesa venceu o terceiro game seguido e voltou para liderança do set.

A partir daí, foi uma trocação. As duas arriscara, soltaram o braço e confirmaram seus serviços até o 6 a 6. Tie-break no segundo set.

E como foi o set inteiro, o tie-break foi muito equilibrado. Até o final, todos os pontos foram muito disputados. No final, a polonesa foi um pouquinho mais precisa e fechou em 9 a 7.

TV Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte