Esporte

CONMEBOL e CONCACAF assinam acordo para novas competições de seleções e de clubes em 2024

Países da Concacaf terão a oportunidade de disputar a Copa América


Imagem de Capa

Foto: Divulgação/CONMEBOL

A CONMEBOL e a Concacaf anunciaram a assinatura de um acordo de colaboração estratégica para fortalecer e desenvolver o futebol em ambas as regiões. O acordo inclui competições de seleções masculinas e femininas e um novo torneio de clubes.

A CONMEBOL Copa América 2024 será disputada nos Estados Unidos, no verão do ano que vem, e terá como convidados os 10 times da CONMEBOL e os seis melhores times da Concacaf. Este tradicional torneio da CONMEBOL será co-organizado pelas duas confederações.

Os países da Concacaf terão a oportunidade de se classificar para esta competição por meio da Liga das Nações da Concacaf 2023/24. Para a CONMEBOL, este acordo apoiará as seleções masculinas em sua preparação para a próxima Copa do Mundo por meio de uma Copa América expandida com seis times de elite da Concacaf, sediada na região que sediará a Copa do Mundo FIFA de 2026.

Por sua vez, permitirá que a Concacaf ofereça mais competições de alta qualidade para suas seleções masculinas nos próximos dois anos, incluindo a conclusão da Liga das Nações da Concacaf 2022/23, a Copa Ouro da Concacaf de 2023, a Liga das Nações da Concacaf de 2023 / 24.

Para as seleções femininas, a Concacaf convidou as quatro melhores seleções femininas da CONMEBOL para participar da Concacaf Gold Cup W 2024. A edição inaugural deste torneio será disputada nos Estados Unidos. A competição de 12 equipes é uma parte fundamental do novo calendário de competições de seleções femininas da Concacaf.

As duas equipes da Concacaf que participarão dos Jogos Olímpicos de 2024 (Estados Unidos e Jamaica ou Canadá) receberão uma despedida para a Copa Ouro da Concacaf W de 2024. As seis equipes restantes da Concacaf serão determinadas por meio da Qualificatória da Concacaf W. 2023.

As quatro seleções convidadas da CONMEBOL que participarão foram definidas com base nos resultados da Copa América Feminina 2022: Brasil (campeão), Colômbia (vice-campeã), Argentina (terceiro colocado) e Paraguai (quarto colocado).

A CONMEBOL e a Concacaf também organizarão uma competição centralizada de clubes estilo "final four" envolvendo os melhores clubes das respectivas confederações. As quatro equipes participantes (duas de cada confederação) se classificarão através das competições de clubes existentes CONMEBOL e Concacaf e as duas confederações estão trabalhando para que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024.

Sobre o importante acordo, Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, afirmou : "A CONMEBOL e a CONCACAF estão unidas por laços históricos e afetivos. Mas acima de tudo, estamos unidos pela paixão, característica de toda a América, pelo futebol e pelo esporte. Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos. Queremos que essa paixão se traduza em mais e melhores competições e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério. Sem dúvida, as duas confederações acreditam no grande e vamos trabalhar com essa orientação".

Victor Montagliani, presidente da Concacaf, disse: "Esta parceria é para apoiar o crescimento contínuo do futebol masculino e feminino na Concacaf e na Conmebol, e será verdadeiramente um benefício mútuo para ambas as confederações. Trabalhando de mãos dadas com a Conmebol, vamos oferecer competições de elite que darão mais oportunidades para nossas federações e que sabemos que os torcedores querem ver. Trabalharemos juntos para garantir que o futebol nas duas regiões continue a prosperar."

Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte