A Lazio, clube italiano da Série A, se envolveu em mais uma polêmica envolvendo o fascismo nesta última quarta-feira (20). Juan Bernabé, adestrador da águia do clube, foi flagrado fazendo uma saudação fascista na última partida da equipe.
No vídeo, é possível ouvir alguns torcedores gritando ''Duce! Duce!" em resposta ao ato do adestrador. A palavra era utilizada pelo ditador Benito Mussolini, fundador do Partido Nacional Fascista.
A União das Comunidades Judaicas na Itália (UCEI) expressou nesta quarta-feira (20) sua indignação com as saudações e músicas fascistas em homenagem ao ditador no estádio Olímpico de Roma. Em nota oficial, a Lazio informou que Bernabè não é um funcionário direto do clube, mas sim um prestador de serviços terceirizados, e seu contrato será rescindido.
"Tendo tomado conhecimento da existência de um vídeo que apresenta Juan Bernabé (funcionário de uma empresa externa à Lazio) em atitudes que ofendem o clube, os torcedores e os valores em que a comunidade é inspirada, foram tomadas medidas para a suspensão imediata da pessoa em causa e o possível fim dos contratos existentes".
O último caso de fascismo no clube italiano aconteceu há cerca de três meses por parte de sua torcida. Na ocasião, os ultras da Lazio ficaram revoltados com o lateral Elseid Hysaj, que em sua apresentação cantou a música "Bella Ciao", popular na série "La Casa de Papel" e um símbolo do antifascismo na Itália. A resposta do grupo veio com uma faixa no estádio com a frase: "Hysaj verme. A Lazio é fascista".
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642