A campanha do Grêmio até a 14ª rodada do Brasileirão - com o campeonato sendo disputado por 20 clubes - só é superada pelo desempenho do time de Celso Roth, em 2008. Em 2016, o Tricolor já somou 27 pontos, contra 28 daquele ano, quando foi vice-campeão com 72 pontos. Em 2012, o Grêmio também somou 27 pontos nas primeiras 14 rodadas, terminando a competição em terceiro lugar, com 71 pontos. Ou seja, o aproveitamento até aqui é de um time que vai brigar pelo título, desde que mantenha a regularidade.
Em 2008, após virar o turno 11 pontos à frente do São Paulo, o time gaúcho despencou no segundo turno e viu o rival paulista levantar a taça. "Estamos trabalhando com os blocos de cinco partidas, mas pensamos em tudo, inclusive nos números. A gente tem o parâmetro do Corinthians no ano passado, então qualquer ponto perdido vai fazer falta, está tudo muito equilibrado na parte de cima", destaca o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira. No ano passado, o Corinthians virou o turno com 40 pontos. Para alcançar essa marca, o Grêmio precisa somar 13 pontos dos 15 que ainda vai disputar no primeiro turno.
"A confiança está aumentando após essas últimas vitórias", acrescenta o jogador. O Grêmio ainda terá pela frente o Sport (f), o São Paulo (c), o América-MG (f), o Santa Cruz (c) e o Botafogo (f) até o final da primeira parte do campeonato.
Para o jogo contra o Sport, o técnico Roger terá o retorno do volante e capitão Maicon. Com Walace suspenso, ele atuará ao lado de Jailson. "Não tem jogo fácil. Temos que encarar todos os jogos como se fossem uma final. Esse é o mais importante agora. Sempre entramos para vencer e mostrar bom futebol. Quando não for possível mostrar bom futebol, o importante é vencer", diz o lateral-esquerdo.
Geromel e Wallace Reis participaram do trabalho físico realizado ontem no CT Luiz Carvalho, mas não devem ser relacionados para a partida em Recife. O jogo diante do Sport será o último de Luan antes de se juntar à seleção olímpica para a disputa dos Jogos do Rio-2016. Além dele, Walace também pode ser convocado, já que o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, não vai liberar o volante Fred.
Quem passou a treinar no grupo de transição é o lateral-esquerdo Marcelo Hermes. Sem renovar seu contrato, o jogador não terá mais chances no time principal. Ele teria pedido um salário de R$ 110 mil mensais. O contrato de Hermes vai até dezembro deste ano. "Estou acompanhando a situação. É um menino importante para o grupo. Torço para que dê tudo certo", comentou Marcelo Oliveira.
Correio do Povo
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642