O Verdão deu a largada no Brasileirão 2016 com vitória na noite deste sábado (14), no Couto Pereira.
Com gol do artilheiro da equipe na temporada, Kléber, o Coxa passou pelo Cruzeiro e somou seus primeiros três pontos na competição nacional.
O jogo foi decidido no segundo tempo, com o gol aos 25 minutos.
O Cruzeiro acabou ficando com dois a menos em campo com dois expulsos. O Verdão comemorou seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro deste ano.
O Coritiba estreou no Campeonato Brasileiro com algumas mudanças em relação à equipe que vinha atuando.
O goleiro Wilson voltou a campo após ficar longe dos gramados desde a primeira fase do estadual.
Outra mudança foi a entrada do prata da casa Dodô e o estreante no Couto Pereira Cesar Gonzalez.
O Verdão foi a campo com Wilson, Dodô, Rafael Marques, Juninho, Carlinhos, João Paulo, Alan Santos, Ruy, Gonzalez, Vinícius e Kleber.
Com o apito do árbitro, o Coritiba foi para cima e começou criando as melhores opções de jogadas ofensivas. Pressionando a saída de bola do time mineiro, o Coxa tentava armar.
Aos sete minutos, Dodô recebeu a bola de Gonzalez e chutou. Fábio defendeu.
O time de fora também assustou aos 10 minutos , com Élber, a bola passou pela direita do gol de Wilson e foi pela linha de fundo.
O Verdão concentrava o jogo no campo ofensivo e puxava as jogadas. Kléber recebeu perto da área, limpou a jogada e tentou o chute, mas saiu muito fraco.
Perto dos 30 minutos de jogo, o time do Cruzeiro começou encaixar em campo e achar espaços para as jogadas.
Por duas vezes, a arbitragem assinalou impedimento nas jogadas. Gonzalez também teve boa chance antes do apito final da primeira etapa, mas a zaga cruzeirense tirou o perigo.
Na etapa complementar, o Coxa voltou com a mesma equipe. O Cruzeiro teve uma alteração com a saída de Allano e a entrada de Douglas Coutinho.
E já no primeiro minuto, Ruy cobrou falta e Juninho cabeceou com direção certa para o gol, mas o goleiro Fábio fez uma bela defesa e evitou que o Coxa abrisse o placar.
Na resposta, Élber arriscou de longe e a bola passou com perigo perto do gol de Wilson. No time do Cruzeiro, Pisano deixou o campo para a entrada de Ariel Cabral. E o Verdão também fez a primeira modificação aos 16 minutos, com a entrada de Leandro no lugar de Ruy.
O camisa 21 do Cruzeiro, Lucas, levou dois cartões amarelos em menos de dois minutos e foi, consecutivamente, expulso com o vermelho. Na cobrança de falta, Alan Santos desviou de cabeça e Fábio fez nova defesa dificílima.
Mas aí, o Coxa aproveitou a vantagem numérica em campo e aproveitou para pontuar em casa. Aos 25, o artilheiro do Verdão na temporada deixou sua marca no jogo desta noite. Vinícius cruzou para a área e Kléber trocou para o fundo das redes.
No time adversário, Élber deu lugar a Bruno Edgar.
Aí mais um atleta do Cruzeiro foi expulso.
Lucas Romero fez uma falta muito forte sobre Gonzalez e deixou o gramado direto com o cartão vermelho. No Verdão, Thiago Lopes entrou em campo no lugar do estreante do Couto Pereira, Cesar Gonzalez. Pouco depois, Vinícius deixou o campo aplaudido pela boa partida, e Ortega entrou em seu lugar.
Com dois expulsos, o árbitro do jogo assinalou mais quatro minutos de acréscimos.
Aos 47 minutos Thiago Lopes subiu para o cabeceio e a bola tirou fina da trave.
Na jogada seguinte, Leandro ficou com a bola dentro da área, Fábio defendeu e, no rebote, Ortega tentou o chute, mas sem sucesso. Depois disso, veio o apito final.
Próximos compromissos
O Coritiba agora volta suas atenções para a Copa do Brasil, campeonato no qual tem um jogo decisivo na quinta-feira, também no Couto Pereira.
Contra o Juventude, às 19h15, o Verdão volta a campo no Alto da Glória.
No Brasileirão, o Coxa volta a campo às 11h da manhã, no domingo (22), contra o Santos, na Vila Belmiro.