Sabe qual é a Capital Nacional do Futsal?
Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul.
Nesta terça-feira (8), foi aprovado o projeto de Lei 7471/14, de autoria da Senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) para tornar a cidade gaúcha como a principal referência da modalidade no Estado.
Segundo a Senadora, a escolha se dá pelo fato de o município ser a sede da ACBF, o clube com mais títulos nacionais e internacionais no esporte: "As conquistas elevam a auto-estima da população da cidade com base nesse esporte. O trabalho de preparação de jovens atletas representa uma das maneiras como o município promoveu a inserção social, com inclusão de jovens, desde cedo, nas atividades esportivas", afirmou.
O relator da matéria foi o Senador gaúcho Paulo Paim (PT), que apresentou parecer favorável.
A cidade disputava o título diretamente com Orlândia (SP), que tinha uma proposta parecida.
ACBF
Fundada em 1976 após a fusão do Real e do River, rivais locais no futsal, a Associação Carlos Barbosa de Futsal só foi conquistar o seu primeiro título de expressão em 1996, quando a equipe faturou o Campeonato Gaúcho daquele ano. A partir de então, o time laranja trilhou um caminho de conquistas, que culminou em títulos nacionais e internacionais.
Fora do país, a ACBF foi o melhor time da América por três vezes: 2002, 2003 e 2011, unificando os títulos de campeã sul-americana e da América. Além do continente, o clube conquistou o mundo por três vezes.
Em 2001, o Carlos Barbosa foi campeão do Torneio Intercontinental na Rússia, quando a competição ainda não tinha o aval da Fifa.
Em 2004, foi a primeira equipe de futsal do planeta a ostentar o título de campeã do mundo, após o órgão máximo do esporte apadrinhar a disputa. E, em 2012, a consagração veio com o tricampeonato em casa, quando Carlos Barbosa sediou a Copa Intercontinental pela primeira vez.
Nacionalmente, o Carlos Barbosa tem como principais feitos os títulos da Taça Brasil de Clubes de 2001 e 2009, além das Ligas Nacionais de 2001, 2004, 2006 , 2009 e 2015, comandado pelo técnico Marquinhos Xavier.
Redação Catve.com/ com Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642