Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

A possível dinâmica utilizada na formação das chapas do PSD e PP no Paraná


Concorrentes ao Palácio Iguaçu nas eleições de 2018, PSD e PP caminham para uma coligação nas eleições deste ano no Paraná. A dinâmica e a estratégia política, podem transformar os dois partidos nas maiores bancadas de deputados estadual e federal já vista no Estado.

DINÂMICA

Pelo andar da carruagem, a dinâmica utilizada pelos dois partidos parece fácil de entender. Quanto maior o potencial de votos dos candidatos no mesmo partido, maior é a possibilidade de obter uma bancada forte. Parece ser este o raciocínio que os dirigentes do PSD e PROGRESSISTAS utilizaram para as eleições deste ano. 

PSD

Não se trata de inchaço do partido, se trata de estratégia política eleitoral. O PSD do Paraná trabalha com o nome de Ratinho Junior para a reeleição ao Governo. Juntou-se com o PP para que ambos pudessem caminhar na mesma direção. A chapa de deputados estadual que o PSD pretende montar, a princípio, parece loucura, porém, na dinâmica estabelecida, poderá o partido fazer uma grande bancada na Assembleia Legislativa, basta os eleitores "entenderem" isso!

PROVÁVEIS NO PSD

Para a Assembleia Legislativa, o PSD vem formatando a lista de possíveis novos filiados. Deputados em cargos eletivos poderão migrar para a sigla e formar o famoso "CHAPÃO". Sete deputados estaduais poderão estar no PSD quando o mês de abril iniciar. São eles: Romanelli (PSB), Alexandre Curi (PSB), Thiago Amaral (PSB), Artagão Jr (PSB), Jonas Guimaraes (PSB), Ademar Traiano (PSDB) e Gugu Bueno (PL). 

PROGRESSISTAS

Nesta dinâmica de formar um "CHAPÃO", O PROGRESSISTAS busca a formação de uma grande bancada na Câmara dos Deputados. Em 2018, o PP elegeu somente Ricardo Barros pelo partido, neste ano, pretende com os novos filiados, Evandro Roman (Patriota), Tião Medeiros (PTB), Coronel Malucelli (ex-PMN), Pedro Lupion (União Brasil) dentre outros, aumentar a bancada Paranaense em Brasília.

PSD E PROGRESSISTAS

Juntos pretendem formar a grande bancada Paranaense na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. A estratégia de montar os "CHAPÕES" e a busca de novos parlamentares para compor a chapa, indica que, tanto PSD quanto PROGRESSISTAS, buscam fazer um grande número de deputados federais e estaduais, somando os novos entrantes com os que já estão nos partidos. 

GUTO SILVA SENADOR

Enquanto os partidos PSD e PP buscam o fortalecimento com a eleição, o PSD lança Ratinho Junior ao cargo da majoritária para Governador do Paraná. O PROGRESSISTAS, provavelmente, contará com Guto Silva para o Senado no grupo que ora vem se formando. A divisão parece oportuna para os dois partidos, se compararmos com a dinâmica de filiações que provavelmente acontecerá.


(foto de 07/06/2021 no Palácio Iguaçu) 

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli