Política

Paraná abre consulta pública para elaboração de Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O objetivo é fortalecer os ambientes de negócios e promover o desenvolvimento social inclusivo


Imagem de Capa

Foto: Fernando Alves/AEN

O Governo do Estado do Paraná, por meio das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), abriu a consulta pública para a elaboração da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Pecti).

O objetivo é fortalecer os ambientes de negócios e promover o desenvolvimento social inclusivo, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta busca a construção colaborativa, permitindo que os cidadãos paranaenses contribuam para o documento, que servirá como guia para as ações nos próximos anos.

A estrutura da Pecti é organizada em sete áreas e 12 eixos, abrangendo conceitos e indicações importantes para o desenvolvimento do Estado. Os cidadãos podem contribuir em um ou mais eixos, propondo objetivos e indicando prioridades na área.

Confira, logo abaixo, os 12 eixos:

- Pesquisa científica e tecnológica;

- Expansão e consolidação do Sistema Paranaense de CT&I

- Formação do capital humano;

- Infraestrutura e cooperação;

- Fomento à difusão de CT&I;

- Internacionalização da CT&I;

- Integração entre o setor produtivo acadêmico e o setor produtivo empresarial;

- Inovação e empreendedorismo;

- Apoio à inovação nas empresas;

- Modernização e Transformação Digital do Estado;

- Nacionalização e internacionalização dos negócios inovadores;

- Fomento à cultura de inovação no Estado.

A contribuição dos cidadãos pode ser registrada no site (CLIQUE AQUI). Após a coleta das contribuições, a versão consolidada da proposta será apresentada em 22 de novembro no 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos.

O Paraná já implementou medidas para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo por meio do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, estabelecido em 2021. A Pecti integrará esse marco legal, estabelecendo indicadores para ações relacionadas a ciência, tecnologia e inovação.

O processo de articulação para a criação da Lei Estadual de Inovação foi premiado internacionalmente em 2021 na categoria Best Practical Case durante a XIX Triple Helix Conference. A consulta pública foi lançada no Dia Nacional da Ciência e Tecnologia (17/10), homenageando os cientistas paranaenses nas redes digitais.


Assessoria/Governo do Paraná

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política