EPC - Esporte, Política e Cidadania
Em junho, a Prefeitura de Toledo, assinou contrato para gestão do sonhador Hospital Regional, que deve começar a atender em outubro.
No entanto, a destinação de 15% dos atendimentos para a rede privada e 85% para o Sistema Único de Saúde (SUS), motiva a recomendação administrativa emitida este mês pelo Ministério Público (MP).
O promotor José Roberto Moreira, notificou o Prefeito de Toledo, Beto Lunitti e a Secretaria de Saúde, para que tomem providências para garantir no Hospital Regional a prestação de serviços 100% SUS.
A Prefeitura tem prazo de 15 dias para informar se acatou ou não a recomendação.
O não atendimento ao pedido, sem justificativa, pode levar a promotoria a acionar o poder judiciário.
No documento, o promotor pondera que a Unidade Hospitalar foi construída e equipada exclusivamente com recursos públicos. Incluindo compra do tomógrafo, Raio-X camas e mesas cirúrgicas.
E ainda que não quer a reversão para um atendimento integralmente SUS deve ocorrer porque o gestor público, não tem liberação para utilizar recursos públicos e permitir a exploração econômica para atendimento a pacientes particulares.
A Prefeitura de Toledo informou que o pedido do Ministério Público está em análise pelo Departamento Jurídico e que só vai se manifestar semana que vem.
Foi contratado para fazer a gestão do Hospital Regional é o Idea (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde), pelo prazo de 10 anos.
A estrutura tem 9,5 mil m², 8 centros cirúrgicos, 89 leitos (59 de enfermaria), 10 de unidade de terapia intensiva e 9 de recuperação pós anestesia.
Confira a reportagem completa no vídeo:
EPC - Esporte, Política e Cidadania
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642