Política

Projeto permite acompanhante para mulher que realizar exame com sedação, em Cascavel

A proposta tem como objetivo evitar o sofrimento de abusos


Imagem de Capa

CATVE

A lei de direito a acompanhante para mulher que realizar exame com sedação que foi aprovada, tem dois pontos principais. Primeiro assegura à mulher o direito de ser atendida por profissionais do mesmo sexo na realização de exames ou procedimentos que utilizem sedação ou anestesia que induzam à inconsciência total ou parcial da paciente. O segundo diz que a mulher pode escolher acompanhante nos mesmos casos.

A Lei foi aprovada pela Câmara, mas não recebeu nem o veto e nem a sanção do executivo. Como o prefeito não emitiu um parecer dentro do prazo de 15 dias, talvez por decisão administrativa, voltou para a Câmara e foi promulgada. O secretário de saúde diz que o município vai cumprir a medida e orientar os postos de saúde sobre a colocação de cartazes.

Em alguns casos, até por uma questão de segurança sanitária, não será possível cumprir a lei à risca.

O estabelecimento privado que descumprir a lei será multado em 200 Unidades Fiscais do Município (UFMs), que equivalem a R$11.034,00. Para as unidades públicas a multa é de 50 UFMs, R$ 2 mil. A lei entra em vigor na data de sua publicação.

Confira a matéria completa:

JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política