Política

Câmara de Toledo homenageia cascavelense que é vereadora italiana

Valdirene Borghetti Garcia é vereadora na Comune di Avio, Provincia de Trento, Itália


Imagem de Capa

A cascavelense Valdirene Borghetti Garcia foi homenageada em Toledo (PR). Ela é vereadora na Comune di Avio, Provincia de Trento, Itália, eleita em 2020.

parlamentar recebeu uma moção de aplausos com a presença de seus familiares na sessão da Câmara de Toledo, como o ex-diretor do IBGE em Toledo, Luiz Carlos Garcia, entre outros, além de correligionários e o representante regional da Casa Civil do Paraná, Lúcio de Marchi.

Valdirene tem origem portuguesa pelo lado paterno e italiana pelo materno e é prima da ex-vice-governadora, Cida Borghetti. Valdirene mantém residência também em Toledo, desde 2005, além de na Itália, e disse estar muito emocionada com a homenagem toledana.

A vereadora italiana destacou a figura de seu pai, Osvaldo Garcia, que lhe ensinou os valores da solidariedade, respeito e amor ao próximo, sendo um grande exemplo. A vereadora destacou a postura do pai Osvaldo Garcia como homem de muita dedicação à fé, família e ao próximo e que a influenciou na admiração pelo ex-governador gaúcho e carioca Leonel Brizola, com o qual "queria casar" quando pequena. Ela relatou ainda sua trajetória de fazer "uma imigração ao contrário", retornando à Itália, onde tornou-se a primeira mulher brasileira eleita vereadora. A vereadora ítalo-brasileira disse ainda trazer a saudação do prefeito Ivanio Frachetti, de Avio, à comunidade de Toledo, reafirmando sua emoção pelo que estava vivendo na Câmara de Toledo.

Na abertura da sessão da Câmara de Toledo a vereadora italiana interpretou o Hino Nacional Brasileiro à capela, beijando a Bandeira Nacional ao encerrar. O presidente da Câmara de Toledo, Dudu Barbosa, destacou a interpretação ao retomar a condução da sessão.

"Nós que fomos homenageados, vereadora, muito obrigado por este presente, muito lindo", disse o presidente da Câmara de Toledo ao final da interpretação.

A íntegra da Moção de Aplausos:

"Os Parlamentares que esta subscrevem, felicitam a Sra Valdirene Borghetti Garcia, por estar honrando nossa nação brasileira em solo italiano, exercendo a função de legisladora na Comune di Avio, Provincia de Trento", aponta a moção, que traz ainda citação do ex-presidente dos EUA, John Kennedy, "Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela." e é subscrita pelos vereadores Professor Oséias, Roberto de Souza, Valdir Rossetto, Valdomiro Bozó, Valtencir Careca, Beto Scain, Chumbinho Silva, Damião Santos, Dudu Barbosa, Gabriel Baierle, Genivaldo Jesus, Genivaldo Paes, Geraldo Weisheimer, Jozimar Polasso, Leoclides Bisognin, Marcelo Marques, Marly Zanete, Olinda Fiorentin e Pedro Varela.



Redação Catve.com / com assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política