Política

Secretário da Fazenda apresenta relatório de gestão do 1º quadrimestre de 2023


Imagem de Capa

Créditos:Orlando Kissner/Alep

O secretário de Estado da Fazenda (SEFA), Renê Garcia Junior, apresenta, nesta terça-feira (30), os dados do Governo relativos ao cumprimento das metas fiscais do 1º Quadrimestre de 2023 da pasta. A Audiência Pública no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná está marcada para as 14h30.

Na apresentação, o chefe da Fazenda estadual vai detalhar dados da atual conjuntura econômica no país e do mundo, e apontar como os números da economia brasileira e internacional nos últimos meses podem impactar as finanças do Governo do Estado.

De acordo com o relatório, o "ambiente econômico internacional segue marcado por inflação elevada e aperto monetário promovido pelos Bancos Centrais. Efeito colateral será um crescimento menos robusto da atividade econômica. No cenário doméstico, safra recorde deve levar a Agropecuária a ser o motor crescimento no ano. Ainda assim, as perspectivas são de um avanço tímido do PIB nacional em 2023".

Em relação à atividade econômica estadual, a Secretaria aponta que "embora persista o desempenho fraco das atividades de comércio e indústria, o setor de serviços paranaense apresenta trajetória de ascensão".

No Paraná, diz ainda a pasta da Fazenda, o setor de serviços vem sendo influenciado positivamente pela dinâmica da agricultura. A indústria, por sua vez, segue estável, com destaque positivo para o ramo de coque e derivados do petróleo. Já o comércio segue em inércia, com os ganhos de algumas atividades respondendo por uma melhora na margem em março.

A divulgação dos dados em sessão pública cumpre o que está disposto no artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política