Esporte

CBF divulga critérios de sorteio da 1ª fase da Copa do Brasil. Cascavel pode ter duelo paranaense ou repeteco

O FC Cascavel está no pote F e pode pegar Coritiba ou Avaí na primeira fase, além de outras possibilidades


Foto: Thais Magalhães/CBF

O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil só vai acontecer na próxima segunda-feira (17), mas o Futebol Clube Cascavel já sabe quem são os prováveis adversário na primeira fase da competição nacional. É que a CBF definiu oficialmente e divulgou os critérios do sorteio que vai definir o futuro de 80 clubes que vão disputar a primeira fase da Copa do Brasil 2022.

Os clubes credenciados para o campeonato foram divididos em oito potes, que vão definir os duelos de abertura. Os potes vão com as iniciais de A a H. Os cruzamentos serão os seguintes: A x E, B x F, C x G e D x H.

O FC Cascavel está no pote F, junto com ASA de Arapiraca, Bahia de Feira, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho e Sousa. Os clubes do pote F terão pela frente aqueles que estão no pote B, que são: Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova.

Com essa definição o time cascavelense pode pegar na primeira o Coritiba, que seria um duelo paranaense na busca pela classificação à segunda fase, ou o Avaí, mesmo adversário que o Aurinegro encarou no ano passado e foi derrotado por 2 a 0. Naquela ocasião a disputa foi na segunda fase, já que na estreia o FC Cascavel eliminou o Figueirense em casa por 2 a 1.

Dentro do diagrama dos confrontos já é possível saber que o Cascavel vai atuar em casa na primeira fase, assim como os demais clubes que fazem parte do pote F. De forma geral, a primeira fase será em jogo único com a equipe melhor ranqueada atuando fora de casa e com a vantagem de se classificar em caso de empate no tempo normal. O FC Cascavel terá que vencer para se classificar.

O sorteio da próxima segunda-feira ainda vai definir o mando de campo da 2ª fase, que também será em jogo único, mas com decisão de pênalti em caso de igualdade no tempo normal.

Os brasileiros classificados para a fase de grupos da Libertadores - Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Bragantino - , além das equipes da pré-Libertadores, como é o caso de Fluminense e América-MG, entram direto na 3ª fase da Copa do Brasil, etapa onde iniciam os jogos de ida e volta. Outras três equipes começam a participação direto na terceira fase: Bahia (campeão da Copa do Nordeste), Botafogo (campeão da Série B) e Remo (campeão da Copa Verde).

De acordo com o calendário de 2022 divulgado pela CBF, a Copa do Brasil começa no dia 22 de fevereiro e termina no dia 19 de outubro. Nos dias 22 e 23 de fevereiro será realizada uma parte dos confrontos iniciais. Os demais jogos serão nos dias 2 e 3 de março. Ao todo o Estado do Paraná terá sete representantes na competição: FC Cascavel, Azuriz, Coritiba, Paraná Clube, Londrina, Operário e Athletico.

Veja a distribuição dos clubes nos oito potes:

Pote A: Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport.

Pote B: Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova.

Pote C: Sampaio Corrêa, Paraná, Operário-PR, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Londrina, Paysandu e Figueirense.

Pote D: Oeste, ABC, Botafogo-SP, Tombense, Ferroviário, Volta Redonda, Manaus, Juazeirense, Brasiliense e Novorizontino.

Pote E: Altos, Mirassol, Campinense, Moto Club, São Raimundo-RR, Ferroviária, Salgueiro, Globo FC, União-MT e Sergipe.

Pote F: ASA, FC Cascavel, Bahia de Feira, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho e Sousa.

Pote G: Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá-RJ, Glória-RS e Pouso Alegre-MG.

Pote H: Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso, Tuntum, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.


Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte