Policial

Segurança Pública de Cascavel divulga balanço das ações realizadas em 2025

Guarda Municipal atendeu mais de 10 mil ocorrências, apreendeu armas e ampliou estrutura de atuação


A Secretaria de Segurança Pública de Cascavel apresentou o balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025. Além da inauguração de uma nova sede, o ano foi marcado por intensificação do trabalho da Guarda Municipal.

Durante o período, a Guarda Municipal atendeu mais de 10 mil ocorrências e realizou cerca de 20 mil abordagens. As ações resultaram na apreensão de 44 armas de fogo, aproximadamente 9 mil armas brancas e na recuperação de 142 veículos.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Coronel Lee, um dos principais desafios no enfrentamento à criminalidade é garantir que os autores permaneçam detidos. Ele destacou que muitos crimes são cometidos por reincidentes, envolvidos em furtos e roubos de veículos, furto de fios e arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais.

Outro dado que chama a atenção no levantamento é a redução das violações em espaços públicos. Foram registrados 31 casos em 2025, contra 96 no ano anterior, representando uma queda significativa.

No entanto, o atendimento a pessoas em situação de rua segue como um dos maiores desafios da segurança pública. De acordo com a secretaria, 89% das pessoas abordadas apresentaram algum indicativo de envolvimento criminal. O secretário afirmou que houve um trabalho conjunto para encaminhamento dessas pessoas a seus municípios de origem e para tratamentos, quando necessário, mas ressaltou que o problema é contínuo e agravado pelo envio de pessoas de outras cidades para Cascavel.

Além das ações nas ruas, a Secretaria de Segurança Pública avançou na estruturação da corporação, com a ampliação do monitoramento por câmeras, convocação de novos guardas municipais e a criação da Força Tática da Guarda Municipal, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade.

Para os próximos meses, a pasta também prevê novos convênios intersetoriais. Entre eles, ações conjuntas com a Secretaria de Meio Ambiente para fiscalizações relacionadas à queima de lixo, poluição sonora, descarte irregular de resíduos e poda de árvores, medidas que, segundo o secretário, contribuem indiretamente para a segurança e a ordem pública no município.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Déborah Evangelista | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial