A Operação Conectividade é desencadeada em Cascavel, no Oeste do Paraná, e também em outras cidades do Paraná. Ela busca desarticular grupos criminosos envolvidos com receptação de fios de cobre.
Ao todo são 389 alvos em 29 municípios que mobilizam 1.556 policiais, além de representantes da Receita Estadual e das operadoras e empresas de telecomunicações.
Em Cascavel a reportagem acompanhou dois locais, um deles é próximo ao Autódromo Zilmar Beux e outro na região do Pioneiros Catarinenses.
Denominada Operação Conectividade, a ação foi planejada pelo COISP (Centro de Operações Integradas de Segurança Pública), da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, e integra um Grupo de Trabalho criado para intensificar a fiscalização e a repressão a crimes relacionados ao furto e à receptação de cabos.
Inicialmente as ações do Grupo de Trabalho eram voltadas diretamente ao combate ao furto dos cabos de telefonia. Nesta segunda etapa, as forças de segurança se voltam à repressão da receptação, que é encabeçada por empresas de reciclagem de materiais, prática que impulsiona a realização dos furtos e a retirada de cabos dos postes.
A partir de 2026, as forças de segurança e a receita estadual seguirão com ações de fiscalização de forma permanente que terão como base um calendário fixo.
LEGISLAÇÃO
O Paraná conta com a Lei Estadual 22.754, que responsabiliza empresas de reciclagem que forem flagradas praticando a receptação de produtos de cabo de telefonia de forma ilícita. Em casos como este, o negócio tem a sua situação fiscal junto à receita estadual bloqueada. Esta é uma ação direta que visa ampliar o controle referente à comprovação da devida procedência do material comercializado.



Evelyn Antonio com Polícia Civil | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642