Imagem: SENAD
A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) desmantelou um esquema que fornecia armas, drogas e munição de grosso calibre ao Comando Vermelho (CV), uma das facções criminosas mais violentas do Brasil. A ação, batizada de "CV", revelou uma rede que operava sob fachada empresarial e adaptava veículos para transportar cargas ilícitas destinadas às favelas do Rio de Janeiro.
O Ministro Jalil Rachid, chefe da Senad comentou que "Era uma estrutura gigantesca que se dedicava ao tráfico internacional de drogas e armas".
A Diretoria de Operações Urbanas realizou a intervenção em uma empresa usada como importadora irregular. No local, os agentes encontraram um sistema montado para esconder material ilícito.
Dentro do escritório principal, uma parede falsa ocultava munições, drogas e peças de fuzis. Na empresa também foi encontrada uma máquina usada pelo crime, com ela é possível montar um fuzil R-15 semiautomático leve.

A investigação apontou que o esquema era comandado por um homem identificado como proprietário e financiador da empresa de fachada. Ao lado dele atuava um operador logístico de 31 anos, responsável por organizar o envio das cargas. O grupo também contava com um motorista de 36 anos, encarregado de transportar veículos modificados e mercadorias escondidas.
Segundo a investigação, o responsável pela empresa delegava ao operador logístico a tarefa de modificar carros e caminhões para criar compartimentos secretos destinados a esconder armas, munição e narcóticos. As apurações também indicaram que o operador viajava com frequência à Bolívia para adquirir armamentos, que entravam no país desmontados para driblar a fiscalização.
Os materiais apreendidos, ainda em análise técnica, incluem munições de calibre militar, drogas e componentes de fuzis automáticos e semiautomáticos.
A operação foi conduzida pelo fiscal Abg. Arnaldo Venialgo, no âmbito da investigação "Conexão CV", que busca identificar os vínculos entre células paraguaias e a facção brasileira.
Em ação paralela no Quarto Distrito de Luque, outra equipe de agentes interceptou outro integrante do esquema, homem de 33 anos, que viajava em um carro. Com ele, os agentes apreenderam 6 quilos e 492 gramas de cocaína base.
A Polícia Federal do Brasil foi informada sobre os resultados das apreensões da Operação "Comando Vermelho" da SENAD. O objetivo é fortalecer a fiscalização em estradas e rodovias do Paraná, especialmente em Foz do Iguaçu, que funciona como rota usada pelo crime organizado para abastecer facções criminosas em solo brasileiro.


Imagens: SENAD
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642