Imagem: Polícia Federal
A Operação Sem Desconto entrou em nova fase nesta quinta-feira (13/11) para investigar um esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.
A ação é conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Policiais federais e auditores cumprem 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
O esquema começou em 2019 e foi descoberto no início de 2025. Desde então, o Governo do Brasil bloqueou os descontos, investigou os responsáveis, bloqueou contas de suspeitos e iniciou o ressarcimento dos valores às pessoas lesadas.
Entre os investigados estão crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.
O ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto foi preso nesta quinta. Ele foi afastado do cargo em abril e demitido após a divulgação do escândalo. O ex-ministro José Carlos Oliveira, que ocupou o Ministério da Previdência durante o governo de Jair Bolsonaro, também foi alvo da operação.
A CGU mantém a plataforma Fala.BR para recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta ou outras operações pode enviar por formulário eletrônico, de forma anônima, selecionando a opção "Não identificado". No campo de assunto, deve-se marcar "Operações CGU" e informar o nome da operação e a Unidade da Federação correspondente.



Bruna Guzzo | Catve.com com Gov.br
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642