Policial

Dono de pitbulls é levado à delegacia após ataque em Toledo

Animais já teriam se soltado e atacado outros cães em pelo menos quatro ocasiões


Imagem: Catve

Na manhã desta quarta-feira (29), dois cães da raça Pitbull atacaram um animal de rua, que seria comunitário, no Jardim Panorama 2, na Rua Aparecido Lopes Castilho, deixando o animal ferido.

Segundo informações apuradas, os Pitbulls escaparam de casa e atacaram uma fêmea de porte grande, com cerca de 30 quilos. O animal foi levado a uma clínica veterinária e, segundo o médico veterinário Lucas Possamai, está estável, sem fraturas e deve receber alta ainda nesta tarde para ser encaminhado a um cuidador.

O casal responsável pelos Pitbulls foi levado à delegacia de polícia e prestou depoimento ao delegado Leandro Stabile, da 20ª Subdivisão Policial de Toledo. Segundo o delegado, os cães saíram de casa por falta de cautela do tutor. "As equipes estiveram no local, identificaram o responsável pelos animais, verificaram a situação e constataram que os cães estavam em boa condição de saúde. A legislação prevê o delito de omissão na cautela de animais, crime de menor potencial ofensivo. Diante disso, o tutor foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado e designada uma audiência junto ao judiciário. Temos imagens do ataque, confirmando a responsabilidade do tutor na falta de cautela", explicou Stabile.

O delegado acrescentou que o tutor é reincidente e já respondeu judicialmente por omissão na tutela de animais. "Se houver interesse do Ministério Público, ele pode perder a guarda dos animais. Ele vai a uma audiência preliminar, onde será decidido quais medidas cautelares receberá. Caso não haja medidas, em razão do histórico criminal, ele pode pegar uma pena de até dois anos de prisão", afirmou.

Moradores da região contaram à reportagem que este não foi um caso isolado. Os mesmos Pitbulls já atacaram outros cães de rua em pelo menos quatro ocasiões anteriores, e em um dos episódios, um cão de pequeno porte morreu. Os vizinhos disseram que os animais conseguem abrir o portão da casa sozinhos quando os donos estão ausentes, causando medo e preocupação na vizinhança.

A Prefeitura de Toledo informou que recebeu a denúncia e realizou o atendimento com apoio da Polícia Civil. Durante a visita à residência, foram identificados quatro filhotes, que foram entregues voluntariamente para adoção responsável.

Animal comunitário ferido pelos cães da raça Pitbull. 

Dois cães da raça Pitbull que atacaram outro animal na manhã desta quarta-feira (29).

Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial