Policial

Donos de casa de repouso são presos por maus-tratos a idosos em Curitiba

Local foi interditado; denúncia anônima motivou ação policial


Imagem de Capa

Imagem: Polícia Civil

Um homem e uma mulher, proprietários de casa de repouso no bairro Hauer, em Curitiba, foram presos nesta segunda-feira (22) suspeitos de praticar maus-tratos contra os idosos que residiam no local. A ação envolveu equipes da Polícia Civil do Paraná, Fundação de Ação Social e Vigilância Sanitária.

A prisão ocorreu após denúncia anônima apontar que os moradores estavam sendo submetidos a condições degradantes, com falta de alimentação e cuidados básicos. No local, os agentes encontraram problemas de higiene, colchões e travesseiros sem proteção, rampas e calçadas sem fitas antiderrapantes e alimentos vencidos ou em estado de putrefação. Em um dos quartos, uma idosa estava exposta à chuva e ao vento.

Ainda foram constatadas irregularidades no fornecimento de alimentação: internos diabéticos recebiam bebidas adoçadas e medicamentos vencidos eram armazenados junto a alimentos. O estabelecimento já havia sido autuado em três ocasiões anteriores pela Vigilância Sanitária e notificado pelo Corpo de Bombeiros.

Diante das evidências, os responsáveis foram autuados em flagrante por maus-tratos e crimes contra a saúde pública, além de terem violado direitos do Estatuto do Idoso, incluindo dignidade, vida e saúde.

A Vigilância Sanitária e a FAS determinaram a interdição imediata da casa de repouso, e a Fundação de Ação Social está coordenando a transferência dos idosos para locais seguros. As investigações também buscam identificar outro possível estabelecimento clandestino vinculado aos mesmos proprietários.

Imagem: Polícia Civil

Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com com Polícia Civil

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial