Na noite de sexta-feira (19), Igor Nicolas Do Carmo Rodrigues, de 19 anos, morreu após ser baleado durante uma abordagem da Polícia Militar em Palotina, no oeste do Paraná. Ele pilotava uma motocicleta quando foi parado em uma blitz de trânsito.
O irmão da vítima, Luan do Carmo, conseguiu imagens de uma câmera de segurança em frente ao local, que registrou toda a situação. Em entrevista, ele afirmou que o material comprova que Igor não tentou fugir da abordagem.
A câmera de segurança flagrou a ação e mostra o momento em que Igor reduz a velocidade, para a motocicleta e é atingido pelas costas por um policial. Nas imagens, o jovem cai no asfalto logo após o disparo.
"O que a gente vê no vídeo é que ele não tenta fugir, muito pelo contrário. Quando foi surpreendido pelos policiais, ele reduziu e parou a moto. O policial que estava a frente começa a atirar nele e inclusive um dos tiros pegou de raspão no outro policial, meu irmão em momento algum colocou a vida deles em risco", declarou Luan.
Segundo o relato do irmão, Igor havia terminado o colégio recentemente, tinha planos de iniciar uma faculdade e já conciliava dois trabalhos. Um deles era em um restaurante, onde trabalhava à noite junto com a mãe. Ele também estava na fase final do processo de alistamento militar da Marinha.
"Ele era muito trabalhador, honesto, carinhoso, tinha um jeito especial de alegrar as pessoas. Todos nós vamos sentir muita falta dele", disse Luan.
O corpo do jovem foi sepultado na manhã de domingo (21), no Cemitério Municipal de Palotina. Após a despedida, familiares e amigos organizaram uma passeata pelas ruas da cidade pedindo justiça pelo caso.
A Polícia Militar se manifestou inicialmente por meio de nota, informando que equipes do 31º Batalhão realizavam fiscalização de rotina quando uma motocicleta teria avançado em direção aos agentes. Segundo a corporação, mesmo após ordens de parada, o condutor não obedeceu e foi necessário o uso de força letal para conter a ameaça.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro, mas Igor não resistiu aos ferimentos.
Igor Nicolas Do Carmo Rodrigues, de 19 anos
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642