Imagem: Polícia Civil do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou 70 animais em situação de maus-tratos em uma propriedade rural na Linha Gavião, distrito de Novo Sarandi, em Toledo.
A ação aconteceu na sexta-feira (12) e no sábado (13), em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
De acordo com o delegado Leandro Stabile, o dono da propriedade, de 41 anos, mutilava cães da raça Pitbull, realizava castrações sem anestesia e divulgava vídeos de agressões a bovinos em grupos de mensagens. Ele também mantinha galos de briga, equipamentos usados em rinha e expunha o próprio filho menor de idade a presenciar os maus-tratos.
Durante a operação, foram encontrados cães debilitados, incluindo uma cadela Pitbull com filhotes recém-nascidos, buldogues franceses e uma gata prenha. Também havia sete pássaros silvestres sem documentação, aves mortas em gaiolas e cerca de 50 galos de rinha, alguns feridos. Não havia qualquer alimento adequado para os animais no local.
Os bichos foram encaminhados para atendimento veterinário. Já os galos permanecem sob responsabilidade de um familiar do investigado até definição do destino.
O homem, que já havia sido denunciado em 2023 por tráfico de animais e criação de galos de rinha, não estava na chácara durante a ação. Ele foi preso pela Polícia Federal na última quinta-feira (11), quando foram apreendidos 1,6 tonelada de maconha, veículos e armas de fogo em na propriedade.
A comunidade pode colaborar com informações e também ajudar na adoção temporária dos animais resgatados, entrando em contato com a Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo pelo telefone (45) 9135-2756.
Imagens: Polícia Civil
Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642