A notícia sobre um padre de Cascavel acusado de cometer abusos foi recebida com decepção pelos moradores do bairro Periolo.
Padre Genivaldo Oliveira dos Santos, de 42 anos, foi preso pela Polícia Civil suspeito de crimes sexuais, incluindo estupro de vulnerável. Sacerdote há 12 anos, foi ordenado em junho de 2013.
Ele concluiu a graduação em Teologia pela Faculdade Missioneira do Paraná em 2015 e também oferecia terapias complementares; prática que, segundo a Polícia Civil, caracterizava exercício ilegal da medicina e, muitas vezes, facilitava o acesso dele às vítimas.
O padre também atuava como comunicador em uma rádio web, onde comandava programas católicos. A emissora, que atualmente está fora do ar, registrava até 19 mil acessos por mês, com bate-papo ao vivo em outras plataformas.
No fim de 2013, padre Genivaldo foi designado para Boa Vista da Aparecida, onde permaneceu por três anos. Mais recentemente, estava em Santa Lúcia. No entanto, por cerca de oito anos, atuou na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Periolo, na região norte da cidade.
Na comunidade, o impacto da notícia ainda é grande. A cada nova revelação, cresce o sentimento de decepção. "Era um padre acima de qualquer suspeita", relatou uma moradora.
Entre os amigos de Genivaldo está o vereador Sidney Mazzuti, que chegou a publicar um vídeo em 2023 homenageando o religioso pelos 10 anos de sacerdócio.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Catve, Mazzuti explicou sua proximidade com a igreja:
"Então, das celebrações, das festas, a gente procurou os padres que são enviados para nós através da diocese. Nós procuramos apoiá-los, incentivá-los e ajudá-los. Então, para nós foi uma surpresa, porque o padre sempre teve um bom relacionamento e nós, até então, não percebemos nada nesse sentido de tudo isso que está acontecendo", afirmou o vereador.
Mazzuti também tem sido citado em outro episódio envolvendo o religioso: a morte de Luiz de Malima dos Santos, atropelado no dia 12 de outubro de 2019 por um carro de uso do padre Genivaldo.
O vereador esteve na delegacia nesta quinta-feira (28) para prestar depoimento. A mãe da vítima, Neusa Lima dos Santos, também compareceu e foi ouvida.
Confira mais detalhes no vídeo:
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642