Imagem Polícia Civil do Paraná
A Polícia Civil do Paraná, através do setor operacional da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, cumpriu, na tarde de terça-feira (19), mandado de prisão preventiva contra um homem de 61 anos, investigado por angariar clientes cobrando valores de honorários, passando-se falsamente como advogado.
O investigado responde a pelo menos oito Inquéritos Policiais, tendo sido inclusive preso em flagrante em dezembro de 2024 por utilizar carteirinha falsa da OAB dentro das instalações do PROCON. Na ocasião, foi constatado que o numeral informado na carteirinha remetia para uma advogada do Estado de São Paulo.
O falso advogado atuava atraindo clientes sob o pretexto de ser advogado regularmente inscrito na OAB. Sob a promessa de ingressar com processos judiciais de aposentadorias, enganava vítimas idosas, ou então prometia renegociar financiamentos de veículos, obtendo dinheiro das vítimas que restavam frustradas sem ter as expectativas atendidas.
Além do prejuízo financeiro suportado, as vítimas também sofriam com o próprio prejuízo psicológico, tendo em vista que aguardavam por uma demanda judicial ou administrativa que jamais seria protocolada ou atendida.
Diante deste cenário, o Delegado responsável pelo caso, Gabriel Munhoz, representou pela prisão preventiva do investigado, a qual foi cumprida no início da tarde de terça feira em uma sala comercial localizada na região da Rua XV de Novembro, no centro de Ponta Grossa, local onde o falso advogado desenvolvia suas atividades ilícitas.
A ação da Polícia Civil visa proteger a população de práticas fraudulentas e coibir o exercício ilegal da advocacia, crime que prejudica não apenas as vítimas diretas, mas também a credibilidade do sistema judiciário e da própria função dos profissionais que exercem função essencial a justiça.
Informações anônimas: Caso sinta-se lesado de forma semelhante, é possível entrar em contato com o Setor operacional da Polícia Civil de Ponta Grossa de forma anônima através do "WhatsApp" (42) 3219-2757.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642