Policial

Influenciador paraibano Hytalo Santos e marido são presos em São Paulo

Justiça da Paraíba suspendeu perfis e proibiu contato com crianças e adolescentes


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Instagram/@hytalosantos

O influenciador paraibano Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15) em São Paulo. Eles são investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para redes sociais.

O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca, que possui mais de 4 milhões de inscritos, sobre a "adultização" de crianças e adolescentes em vídeos compartilhados por Hytalo. Desde o dia 6 de agosto, quando Felca citou o influenciador em um vídeo, Hytalo passou a ser alvo de medidas da Justiça da Paraíba, incluindo mandados de busca e apreensão e ação civil pública do MPPB.

A prisão de Hytalo e Israel envolveu atuação conjunta do Ministério Público da Paraíba, do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo, e da Polícia Rodoviária Federal. As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB). O advogado Sean Abib, que representa o casal, afirmou que irá "tomar conhecimento" da decisão judicial.

Na terça-feira (12), a Justiça da Paraíba determinou a suspensão dos perfis de Hytalo nas redes sociais, proibiu a monetização dos canais e o contato do influenciador com menores de idade.

Além das medidas cautelares, Hytalo Santos é investigado pela exposição de adolescentes a conteúdos com conotação sexual. O caso provocou reação no Congresso Nacional, que criou um grupo de trabalho na Câmara dos Deputados para elaborar projeto de lei visando coibir a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais.

O PL sugerido como base é o 2.628/2022, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que prevê que empresas de redes sociais criem mecanismos para impedir conteúdos com erotização infantil, sob pena de multa de até 10% do faturamento em caso de descumprimento.

Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial