O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou três policiais militares pelo crime de tortura contra um adolescente de 16 anos. A agressão aconteceu em 19 de abril de 2017, dentro da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Matelândia, no Oeste do estado. O caso veio à tona apenas em 2024, após a divulgação de vídeos com imagens dos abusos.
A denúncia foi apresentada nesta terça-feira (15) pela 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar. Segundo o MP, dois dos policiais participaram ativamente das agressões, enquanto o terceiro, mesmo presente no local, se omitiu e não tomou nenhuma providência para impedir os atos de violência.
As investigações apontaram que a vítima foi submetida a intenso sofrimento físico e mental. O jovem recebeu diversos golpes na sola do pé esquerdo com um bastão de madeira, enquanto era ameaçado e humilhado. Ele havia sido levado ao batalhão junto com outros três adolescentes, após uma abordagem policial.
Dois dos policiais denunciados já haviam sido condenados por tortura em outro processo, relacionado a agressões praticadas contra outros jovens no mesmo ano. Por conta dessas condenações, ambos já foram desligados da corporação.
O caso voltou à discussão pública em 2024, após os vídeos das agressões circularem nas redes sociais. A Polícia Militar confirmou que as imagens são de abril de 2017 e que só teve acesso a elas dois anos depois.
A promotora de Justiça Kelly Vicentini Neves Caldeiras é responsável pela nova denúncia.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642