Policial

PF deflagra operação contra golpe de falsos sites de inscrição do Enem

Segundo o órgão, os criminosos arrecadaram cerca de R$3 milhões com a fraude


Imagem de Capa

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) uma operação a para apurar a prática de fraudes na internet envolvendo sites falsos de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.

Segundo a PF, os criminosos arrecadaram cerca de R$3 milhões com a fraude.

Na ação, chamada de Operação Só Oficial, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão domiciliar na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo. Além disso, medidas restritivas de bens foram aplicadas para bloquear o valor obtido com o golpe.

De acordo com as investigações, durante as inscrições do Enem 2024, os investigados criaram páginas falsas na internet similares às do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No site falso, os usuários eram levados a realizar pagamentos via Pix acreditando estarem se inscrevendo no exame.

"No entanto, os valores pagos foram direcionados para uma conta bancária vinculada a uma empresa privada que não estava autorizada a receber tais valores, visto que oficialmente apenas o INEP figura como regular destinatário desses valores", afirmou a PF.

Os investigadores também descobriram que um dos envolvidos no caso tem pelo menos 15 anotações criminais por estelionato.

"Para além do prejuízo financeiro, os candidatos enganados que não realizaram inscrição válida no sistema oficial foram eliminados sumariamente do Enem 2024 e se sujeitaram ao inevitável adiamento da realização do exame", destacou a polícia.

TV Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial