A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (20) a Operação Ilusion, que mira os responsáveis por empresa de eventos acusada de aplicar golpe milionário em formandos. A ação é coordenada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), com o cumprimento de 20 ordens judiciais, incluindo prisões preventivas, buscas, sequestro de bens e bloqueio de valores.
A empresa alvo da investigação, que atuava no ramo de formaturas, encerrou as atividades em janeiro deste ano em Cuiabá, e deixou centenas de clientes no prejuízo. De acordo com a Decon, cerca de mil formandos de mais de 40 turmas, na maioria de cursos de medicina e odontologia, tiveram eventos cancelados e não receberam qualquer reembolso. O prejuízo total estimado supera R$ 7 milhões.
Entre os alvos dos mandados estão dois empresários de 51 anos e 49 anos, que comandavam a empresa. Eles são investigados por crimes contra o patrimônio, contra as relações de consumo e por associação criminosa — com penas que podem ultrapassar 13 anos de prisão.
Além das prisões, a operação também cumpre mandados de busca e apreensão, restrições administrativas em oito veículos, suspensão de atividade econômica de empresas ligadas aos investigados e o bloqueio de contas bancárias.
A operação tem alvos em Mato Grosso, Paraná e Paraíba. Em Maringá, no Paraná, a Polícia Civil cumpriu mandado contra uma mulher investigada, mas ela não foi encontrada no endereço e está foragida.
Segundo o delegado Rogério Ferreira, responsável pelo caso, as investigações apontam que os empresários sabiam que não conseguiriam cumprir os contratos e, mesmo assim, continuaram firmando novos acordos e cobrando valores à vista.
Denúncias
Consumidores prejudicados podem procurar a Delegacia do Consumidor em Cuiabá, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou entrar em contato por e-mail ([email protected]), pelo telefone 197 ou pela Delegacia Virtual.
Imagem: Polícia Civil de Mato Grosso
Polícia Civil de Mato Grosso | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642