Na imagem acima Miguelito, do América-MG
Imagem: América-MG/Reprodução
O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, denunciou o jogador Miguelito do América Futebol Clube (MG) por injúria racial. O caso aconteceu no último domingo (4), durante partida da Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, Campos Gerais.
De acordo com a denúncia, o atleta teria ofendido o jogador Allano, do Operário Ferroviário com uma expressão pejorativa relacionada à cor da pele da vítima. O episódio foi presenciado por companheiro de equipe do ofendido.
A injúria provocou um tumulto em campo, com discussão e empurra-empurra entre os jogadores das duas equipes, obrigando o árbitro a interromper a partida e acionar o "protocolo antirracista" da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que prevê medidas imediatas para coibir práticas racistas durante jogos. Após o controle da situação, a partida foi retomada.
No fim do jogo, todos os envolvidos foram levados para a delegacia. O jogador denunciado foi preso em flagrante, mas posteriormente liberado para responder ao processo em liberdade.
O MPPR destacou que imagens oficiais do jogo registraram o momento exato em que o atleta vira o rosto em direção ao adversário e profere a ofensa racial. A denúncia reforça ainda que a injúria racial é considerada uma prática de grande gravidade por atingir diretamente a dignidade da vítima.
O crime é tipificado pela Lei 7.716, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para esse tipo de ofensa.
Ministério Público do Paraná | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642