Imagem | Catve.com
A Polícia Civil do Paraná, por meio da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, realiza nesta segunda-feira (5 de maio) às 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), o evento oficial de entrega dos aparelhos celulares recuperados no âmbito do Projeto Recuperacel.
Coordenado pelo Delegado Diego Ribeiro Martins dos Santos, o projeto é inédito no Estado do Paraná e tem como finalidade a repressão qualificada aos crimes de furto, roubo e receptação de celulares, além de promover a restituição dos bens subtraídos às vítimas.
A iniciativa integra tecnologia de análise massiva de dados, resultando na localização eficaz de aparelhos e na responsabilização criminal dos envolvidos.
Ao longo de pouco mais de dois meses, as equipes do NIPOL (Núcleo de Inteligência Policial) e do GDE (Grupo de Diligências Especiais) recuperaram 160 celulares subtraídos. Inicialmente, os atuais possuidores foram notificados via aplicativo de mensagens para comparecimento espontâneo à delegacia, ocasião em que os aparelhos foram apreendidos.
Imagem Catve.com
Nos casos de não comparecimento, foram deflagradas diligências pontuais, com buscas em residências, estabelecimentos comerciais e abordagem de terceiros, culminando na condução dos possuidores à 15ª SDP para adoção das providências legais.
Destaca-se que todas as vítimas que tiveram os celulares restituídos apresentaram o número do IMEI no momento do registro do boletim de ocorrência. O IMEI é essencial para localizar e recuperar o aparelho, sendo, portanto, fundamental que as vítimas que ainda não informaram esse dado compareçam à delegacia para complementar o BO. O número pode ser localizado na caixa original, nota fiscal ou na conta Google/iCloud vinculada ao dispositivo.
A cerimônia contará com a presença das vítimas beneficiadas, autoridades locais, representantes de instituições parceiras e da imprensa. Dentre os convidados, destaca-se a presença do Delegado Matheus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas do Estado do Piauí e idealizador do modelo nacional de recuperação de celulares que serviu de base ao projeto implementado no Paraná.
O delegado ressaltou que as vítimas não precisam ir até a ACIC para retirar os aparelhos. Conforme informado, elas foram intimadas a fazer a retirada em dia específico. |
Polícia Civil do Paraná | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642