Foto: Divulgação | Polícia Civil
Tiago Soares da Silva, conhecido como ‘Tiago Pequeno’, foi preso pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em Xangri-Lá, no Litoral Norte, na manhã de sexta-feira (18). Ele liderava uma das maiores facções do Estado e era um dos criminosos mais procurados do RS.
A captura foi feita pela Delegacia de Capturas (DECAP) após semanas de monitoramento intenso. As investigações identificaram os locais usados pelo foragido para se esconder entre a Serra e o Litoral.
Segundo o delegado Gabriel Casanova, da DECAP, a ação é o reflexo de uma investigação estratégica e constante do órgão de segurança.
"A prisão de Tiago Pequeno, um dos nossos principais alvos, é resultado de um trabalho técnico e contínuo de monitoramento realizado pela DECAP, que busca priorizar a captura de lideranças criminosas, independentemente de qual seja a facção."
Tiago responde a dezenas de processos por crimes como tráfico de drogas, extorsão, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e ligação direta com pelo menos 11 homicídios.
Criminoso era influente em cidades da Região Metropolitana
Com base de atuação em Gravataí e Cachoeirinha, Tiago é apontado como uma das principais lideranças do crime organizado no Estado. A Polícia Civil também investiga a influência da facção sobre contratos públicos e agentes nas duas cidades.
Em março de 2024, ele recebeu progressão antecipada de regime e passou a usar tornozeleira eletrônica. O equipamento foi rompido em setembro do mesmo ano e, desde então, ele estava foragido.
O diretor da DRACO/DEIC, delegado Cassiano Cabral, afirma que casos como esse representam risco à segurança pública.
"Trata-se de uma situação que sobrecarrega as forças de segurança, consome recursos humanos e financeiros, permite a reorganização das organizações criminosas e compromete a manutenção de bons índices, além da sensação de segurança da população."
Por Samuel Rocha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642