EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
Uma funcionária da Unidade de Saúde da Família do Riviera, assim como todos os outros servidores, está com medo. Por isso, não vamos identificá-la. Ela conta que estava presente no momento em que a médica foi agredida.
O fato ocorreu na última sexta-feira (21), quando um homem chegou na unidade e pediu uma receita médica, no entanto, a médica avisou que não seria possível. E ele se alterou e a empurrou, segundo o relato da profissional.
Uma viatura da Guarda Municipal estava próxima à unidade, um guarda tentou conter o paciente, que foi resistente. O guarda inclusive quebrou a clavícula e precisou passar por cirurgia. Depois da agressão, a médica pediu afastamento.
Segundo funcionários da Unidade de Saúde, situações como essa têm sido muito frequentes, muitos profissionais já sofreram desacato e todos estão assustados e pedem mais segurança. O homem, de 44 anos, foi detido e levado para a delegacia.
A unidade Saúde da Família atende em média por mês 1.500 pacientes por mês só em consultas, mas o número de médicos não supre essa demanda. Eram dois clínicos gerais, mas com o afastamento da médica, agora só tem um, que fica das 7h às 16h. Tem um ginecologista que atende das 7h às 11h30 e um pediatra que também só atende meio período das 8h ao meio-dia.
O Sindicato dos Servidores Municipais de Cascavel tomou conhecimento da situação e entregou um ofício à Secretaria de Segurança Pública e de Saúde. Os pedidos são de que câmeras sejam instaladas e um guarda permaneça em tempo integral, e também ampliação no atendimento.
Nesta quinta-feira (27) de manhã, o sindicato se reunirá com o secretário de Segurança Pública, Coronel Lee, e também deve oficiar o Conselho Municipal de Saúde e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores para que providências sejam tomadas.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem de Déborah Evangelista | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642