Policial

População tem que parar de dar esmola, pede secretário de segurança após violência em Cascavel

"As pessoas depõem contra o verdadeiro trabalhador, os moradores de rua ganham tanto quanto um trabalhador"


Imagem de Capa

Catve

Diante dos crimes envolvendo moradores em situação de rua, incluindo o que ocorreu nesta terça-feira (25), o secretário de Segurança Pública Coronel Lee fez as declarações e falou sobre os desafios e medidas que vêm sendo adotadas para lidar com a situação.

"A população tem que parar de dar esmola, isso é o foguete da violência. As pessoas depõem contra o verdadeiro trabalhador, esses moradores de rua ganham tanto quanto um trabalhador", afirma o secretário pedindo a população que pare da doar esmola. 

Em entrevista para a Catve ele destacou que a Guarda Municipal e outras secretarias vem fazendo para coibir crimes que envolvem pessoas em situação de rua, oferecendo auxílio social, oportunidades de emprego e tratamento para dependentes químicos.

Apesar disso, ele reforçou que muitas dessas pessoas recusam ajuda e permanecem nas ruas, o que faz com que a atuação da segurança pública seja limitada ao trabalho de fiscalização e prisão de infratores. Segundo ele, muitos moradores de rua já possuem diversas passagens pela polícia, com registros por crimes como furto, tráfico de drogas, lesão corporal e até extorsão mediante sequestro.

Abaixo-assinado e preocupação da comunidade

Moradores de bairros como Country, Canadá e Cancelli organizaram um abaixo-assinado pedindo mais segurança. O secretário ressaltou que esse tipo de iniciativa é importante para comprovar ao Ministério Público e ao Poder Judiciário que a situação é um clamor da população, e não apenas uma decisão da segurança pública.

Ele também alertou que a migração dessas pessoas para outras regiões da cidade é um desafio constante, já que as ações de fiscalização em um ponto fazem com que essas pessoas se desloquem para outros bairros.

Efetivo policial

Coronel Lee também falou sobre o efetivo da segurança no município. Segundo o secretário, quanto maior o efetivo melhor. "O efetivo, eu posso falar que a pasta que mais quer gente, mais quer homem, é a segurança pública, mas isso é uma situação histórica, eu sempre falo, desde a Roma antiga, os generais falavam, eu salvo com 150 mil homens para essa guerra, quer dizer, sempre vai faltar".

Esmolas

Um dos pontos levantados pelo secretário foi a necessidade de a população parar de dar esmolas. Ele afirma que a prática incentiva a permanência das pessoas nas ruas, além de alimentar o tráfico de drogas e a violência.

"Enquanto houver esmola, essa realidade não vai mudar", destacou.

Confira mais notícias de Cascavel nesta terça-feira (25)

Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial