Imagem: Corpo de Bombeiros
Criminosos estão usando o nome do Corpo de Bombeiros para aplicar golpes na região Oeste do Paraná. Nos e-mails falsos, os suspeitos dizem ser do Setor de Prevenção das equipes de Cascavel e Foz do Iguaçu.
No contato, os criminosos relatam que receberam uma denúncia anônima e que deve acontecer uma vistoria no local. Algumas destas mensagens podem parecer verídicas, pois se utilizam do brasão da Instituição, contém ainda textos com temáticas adotadas no serviço de prevenção de incêndios, inserindo por vezes dados que podem fazer com que o contribuinte caia no golpe e faça a transação bancária.
Confira as orientações do Corpo de Bombeiros:
Primeiramente, é necessário saber que a Seção de Prevenção e Combate a Incêndios e a desastres - SPCID (também denominada de Seção de Prevenção) é incumbida da execução dos processos referentes a vistoria, licenciamento, expedição de documentos, análise de projetos, relatórios gerenciais e outros.
Com auxílio da ferramenta PREVFOGO, que é o nosso sistema de gerenciamento eletrônico de documentos e procedimentos administrativos da seção de prevenção, o usuário mantém constante acompanhamento dos status do seu processo, em especial destaca-se que é neste local que será feita a impressão da guia de recolhimento de tributos- GR-PR, único canal em que o contribuinte emite a taxa referente ao serviço solicitado ao Corpo de Bombeiros.
Utilizando essas informações, o golpista engana os usuários e pratica fraudes, por meio de envio de mensagens, via e-mails falsos, solicitações de pagamentos por meio de links ou boletos, os quais não correspondem com o processo de trabalho do setor de prevenção do Corpo de Bombeiros.
Formas de comunicação do CBMPR
Cobrança por Pix?
Lembrando que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná não faz cobrança por PIX, não solicita doação em seu nome e pagamentos por links com boletos.
Recebeu alguma ligação?
E ainda, se você recebeu alguma solicitação duvidosa ou sofreu um golpe, entre em contato pelos canais de denúncia.
Canais de denúncia
Ouvidoria Interna: Cidadão acessa o site, siga até o rodapé da página e visualize o ícone "OUVIDORIA". Ao clicar neste, acessará um canal direto de comunicação com o Corpo de Bombeiros do Paraná. Na opção "CONTINUAR" terá acesso a um formulário/cadastro. Para os casos de e-mail com cobrança, taxas, multas ou outras práticas ilícitas, o cidadão seleciona no campo "NATUREZA" o item "DENUNCIA". Após o preenchimento dos itens obrigatórios será gerado um número de "PROTOCOLO" e "CÓDIGO DE ACESSO" para que possa acompanhar a sua denúncia, ainda, na fase de cadastro podendo também optar por receber SMS's sobre o atendimento.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642