A delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal, em Cascavel, recebeu sete câmeras corporais para testes. Em todo brasil policiais de outras quatro delegacias também estão testando os equipamentos, em delegacias de José em Santa Catarina, Uberlândia em Minas gerais, Sorriso em Mato Grosso e Araguaína no Tocantins.
Policiais militares do setor de trânsito em Cascavel também estão testando câmeras corporais. Ao todo são 300 equipamentos na Polícia Militar do Paraná, em oito cidades: Curitiba, São José dos Pinhas, Colombo, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.
Cada câmera tem autonomia para 12 horas contínuas de gravação. O investimento em um ano será de mais de R$ 1.008.000,00.
As câmeras começam a gravar assim que são retiradas das bases de armazenamento, os policiais militares vão gravar todas as atividades realizadas durante o plantão. As imagens são exportadas para um software de gestão em nuvem, gerando registros de maneira automática quando o dispositivo vai para a base de carregamento sem nenhuma atuação do policial no funcionamento do equipamento.
As câmeras da PRF são de funcionamento parecido, mas o policial pode acionar a gravação em maior qualidade durante uma abordagem.
No fim de maio o ministro da justiça assinou portaria para estabelecer diretrizes sobre o uso de câmeras corporais que estabelecem 16 circunstâncias em que os equipamentos devem estar obrigatoriamente ligados, como em ocorrências, atuação ostensiva, checagens, operações, fiscalizações, entre outras.
O objetivo do uso dos equipamentos é modernizar a atividade de segurança pública no país com responsabilidade, transparência e proteção dos profissionais de segurança e cidadãos.
Confira os detalhes no vídeo:
EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642