Imagem Polícia Civil do Paraná
Operação realizada pela DRCC (Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos) de Brasília com apoio da Polícia Civil do Paraná e a Polícia Civil de Goiás prenderam acusados de invadir sistema de hospital de Taguatinga. As prisões aconteceram em Ponta Grossa no Paraná e em na Região de Valparaiso de Goiás.
Durante o mês de setembro de 2022, a equipe da DRCC foi acionada para atender um ataque cibernético realizado contra um hospital particular da região de Taguatinga no Distrito Federal. O sistema de informática foi invadido por hackers que tiveram acesso a informações privilegiadas.
Além disso, os hackers inseriram na rede de informática um malware extremamente perigoso conhecido como Ransomware.
O Ransomware já havia sido utilizado por hackers em ataques contra o STJ (Superior Tribunal de Justiça), o GDF (Governo do Distrito Federal), o Banco de Brasília e o TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) durante o ano de 2022, causando graves transtornos na infraestrutura de informática de tais órgãos.
Utilizado contra hospitais, o Ransomware tem potencial de interromper o funcionamento de equipamentos médicos utilizados em cirurgias e demais procedimentos que dependem de acesso a rede de informática para funcionar, além criptografar informações médicas de pacientes e demais dados ligados ao funcionamento do hospital.
Após invadir a rede de informática do hospital, os criminosos passaram a exigir o pagamento de vantagem indevida para não divulgar as informações obtidas, sendo que o Ransomware por eles instalado somente não iniciou o processo de criptografia em razão da rápida ação da equipe de informática do estabelecimento.
Por meio de um complexo procedimento de investigação, a equipe da DRCC conseguiu identificar duas pessoas ligadas à invasão/exfiltração de dados e a tentativa de utilização do Ransomware para criptografar os dispositivos do hospital.
Nesta sexta-feira (29), o principal hacker envolvido na invasão foi localizado e preso pela equipe da DRCC na cidade de Ponta Grossa. Sendo que um ex-funcionário do hospital, que auxiliou o hacker na invasão, foi preso na Região de Valparaiso de Goiás/GO. Ambos os investigados são do sexo masculino e possuem 21 e 26 anos.
A busca e apreensão na residência do hacker em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, contou com a participação de um perito criminal da PCDF especialista em ocorrências de invasão com emprego do malware Ransomware.
Os indícios colhidos durante a investigação apontam para a possibilidade de o hacker de Ponta Grossa possa estar envolvidos outras invasões.
Toda a operação policial foi realizada com o apoio da Polícia Civil de Ponta Grossa e com o apoio da Polícia Civil de Valparaiso/GO.
Em agosto de 2023, uma rede de hospitais nos Estados Unidos foi alvo do malware Ransomware. Tal ataque causou graves transtornos em hospitais localizados nos seguintes Estados: Califórnia, Texas, Connecticut, Rhode Island e Pensilvânia:
A operação realizada hoje tem como objetivo impedir que os fatos se repitam no Distrito Federal e no Brasil como um todo.
Assessoria Polícia Civil DF e PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642